Antigo hotel de luxo vira casa para quatro mil pessoas

Os moradores vivem, sem nenhum custo, em 400 quartos numerados do grande hotel, e outros 200 compartimentos, nos corredores, dispensas e etc.

© Lusa

Mundo Moçambique 02/01/16 POR Notícias Ao Minuto

Após casar, Flora Julinho recebeu do marido, há 25 anos, o presente de passar a noite no grande hotel - um dos projetos hoteleiro de luxo na África - transformado em lar dos sem tetos na Beira, centro de Moçambique.

PUB

O que era para ser lua-de-mel, transformou-se em uma rotina de vida entre embrulhos de lixo e miséria, em um quarto de hotel -- de um monstro adormecido em degradação acelerada - sem energia elétrica, água, sanitários ou sistema de saneamento. "Casei e como o marido não tinha condições acabamos por vir parar aqui", no Grande Hotel da Beira, explicou à Lusa. Ela mora desde 1990 no local, onde gerou seis filhos e duas netas - fruto de união de suas primogênitas, que vivem também no local e nas mesmas condições.

Mais de 4.000 moradores vivem, sem nenhum custo, em 400 quartos numerados do grande hotel, e outros 200 compartimentos, nos corredores, dispensas, incluindo em banheiros, adaptados para abrigar numerosas famílias, a maioria vindos da província da Zambézia e Tete, centro.

Muitos chegaram ao local apenas para passar alguns dias, mas a falta de habitação disponível ou de dinheiro obrigou a que a solução temporária passasse a ser definitiva. Entre moradores encontram-se polícias, professores e outros funcionários públicos. Também, desempregados e despejados de arrendamentos.

A situação de higiene e de segurança é um dos problemas do espaço, com sinais visíveis de degradação acentuada. Em 2015, cinco crianças caíram das escadas e varandas do edifício e uma delas morreu em consequência dos ferimentos. Os largos e escuros corredores do edifício têm sido terreno fértil para venda de drogas. Nestes locais, muitas filhas dos moradores eram violadas sexualmente -- várias engravidaram-, até que foi montada uma estrutura de controle dos inquilinos.

"A vida no grande hotel é péssima" descreve João Colete, o síndico do hotel, que mora no edifício desde 1998, e que receia o desabamento do teto falso, encharcados pela chuva, preocupando-se com o alargamento das rachaduras nas paredes. O Conselho Municipal da Beira tentou minimizar a situação de saneamento com a reabilitação de banheiros no jardim do edifício, para atender as necessidades dos moradores, mas a empresa de distribuição de água cortou a ligação por falta de pagamento, tornando insustentável o seu uso.

"A pessoa quando esta aflita fica sem ideia, não tem o que fazer" precisou Flora Julinho, única moradora com carro. Em 2000 o governo municipal anunciou a retirada dos moradores do Grande Hotel para implantar de um outro projeto, só que a iniciativa não prosseguiu. Nesta época, a Liga Muçulmana construiu 25 das 60 casas previstas para retirar do local os seus fiéis.

"Eu mesmo já pedi por escrito, em 2000, ao presidente do Conselho Municipal, assim como para o Governo local, sobre a retirada do grande hotel, porque cada dia que passa isto está se tornando mais degradado" disse João Colete, que não tem resposta das autoridades há 15 anos.

Em declarações à Lusa, Daviz Simango, prefeita da Beira, pelo Movimento Democrático de Moçambique, disse que estão planejados vários planos para a retirada das pessoas do hotel, estando em curso alguns estudos de viabilidade para o reaproveitamento da área ocupada pelo edifício colonial.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Distrito Federal 13/01/25

Homem morre após tentar estuprar vaca em fazenda no Distrito Federal

mundo EUA 13/01/25

Incêndios devastam Los Angeles, e mansão intacta em Malibu chama atenção

justica Rio de Janeiro 13/01/25

Polícia investiga morte de jovem achado dentro de geladeira em Niterói

mundo Los Angeles 13/01/25

Sobe para 24 número de mortos em incêndios de Los Angeles

esporte VINÍCIUS-JÚNIOR 13/01/25

Vinícius Júnior negocia compra de time português por 10 milhões de euros

lifestyle Arroz 13/01/25

Cuidado ao reaquecer arroz; pode não ser seguro para sua saúde

lifestyle Ataque cardíaco 13/01/25

Ataque cardíaco: 11 sintomas que você nunca deve ignorar

justica Geovana 13/01/25

Menina desaparece após pegar ônibus para ir visitar a avó em Campo Grande

fama Spencer Treat Clark 13/01/25

Ator de 'Gladiador' perde casa em incêndios de Los Angeles

mundo Ucrânia/Rússia 13/01/25

Zelensky propõe trocar soldados norte-coreanos por ucranianos em Moscou