'Querência' mostra sertão que não é de Glauber nem de Guimarães Rosa

É o primeiro momento do filme em que saímos do mundo do gado, em que suspendemos a convivência com a paisagem bucólica (excessivamente até), de cores ultrarrealistas, das fazendas de Unaí

© Reprodução/ folha.uol.com.br

Fama CINE-CRÍTICA 06/03/21 POR Folhapress

FOLHAPRESS - Numa bonita cena de "Querência", que chega agora à Netflix, um grupo de jovens do campo olha para a cidade que se espalha a poucos quilômetros dali. É o primeiro momento do filme em que saímos do mundo do gado, em que suspendemos a convivência com a paisagem bucólica (excessivamente até), de cores ultrarrealistas, das fazendas de Unaí.

PUB

Nessa paisagem, a vida decorre lentamente, quase sem sobresssaltos, exceto aqueles provocados pelos rodeios ou por um eventual roubo de gado. Dela, o diretor mineiro Helvécio Marins Jr. busca extrair antes de tudo o tempo lento, preguiçoso, pelo qual as vidas escoam, pobres em quase todos os sentidos.

Lá estão o vaqueiro Marcelo di Souza e seu amigo Kaic, por exemplo, comendo queijo, morando modestamente, mas vivendo seu momento de glória como apresentador dos rodeios da cidade.

Pobres em quase todos os sentidos, mas não em todos. Pois de repente, eis que Marcelo mostra em seu rosto a humilhação e a dor do roubo de gado de que foi vítima. É apenas um olhar que se insinua, mas ele carrega todo o seu infortúnio.

Enquanto isso, seu amigo Kaic prepara textos para serem ditos no próximo rodeio, ou faz versos ruins lembrando a situação dos pobres ao governo. Trata-se, porém, de um gesto sem transcendência. Uma reclamação política, mais nada. Mas é em momentos como esses que a vida como que se infiltra, quase contra a vontade dos viventes, e os apanha.

Há um outro momento como esse, e ele dá conta da proximidade entre o sertão e a cidade. Os rapazes estão reunidos. Um deles lembra que quando os playboys da cidade saem para tomar umas e outras, é o "happy hour", enquanto quando eles fazem o mesmo é só encher a cara ou algo do tipo. Riem com a constatação. A linguagem atesta a distância entre modos de vida contíguos e tão diferentes.

Nesses momentos, é como se o filme nos dissesse que a vida não é apenas isso que nós, gente da cidade, concebemos como vida. A sensibilidade é a mesma, mas as formas são outras. E, enquanto um vaqueiro ensaia os gestos de montar um boi, do lado de fora uma moça fala ao celular sobre a vida no novo bairro e o TCC que precisa apresentar na faculdade.

É bem esse o desafio de Marins Jr., buscar uma espécie de unidade na diversidade. Mostrar um sertão que não é nem de Glauber, nem de Guimarães Rosa, nem de Lampião ou padre Cícero. É um lugar sem lugar, onde nada fica muito claro. Por que, por exemplo, Marcelo mora na casa de sua infância, mas o seu trabalho deve terminar e ele deve buscar outro paradeiro?

Os sentidos não se fecham nesse sertão onde a vida do gado e a vida dos homens parece se confundir pateticamente na maneira como concebem o mundo. Não por acaso, o filme termina com a cidade abraçando um desfile de carros de bois com o seu ruídos típicos, tão distantes do urbano. No auge, desfile e filme terminam com a imagem da cara de um boi.

Pode ser uma pergunta -o que há de comum entre esses bois e esses homens tão conformados? Ou pode apenas ser a imagem que nos lembre que o sentido não se fecha: não há fim possível.

Dito isso, em filmes como esse, em que a paisagem sobressai, a tela grande faz falta.

QUERÊNCIAAvaliação: muito bmOnde: Disponível na NetflixClassificação: 12 anosElenco: Marcelo Di Souza, Kaic Lima, Carlos DalmirProdução: Brasil, 2019Direção: Helvécio Marins Jr.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Distrito Federal 13/01/25

Homem morre após tentar estuprar vaca em fazenda no Distrito Federal

mundo EUA 13/01/25

Incêndios devastam Los Angeles, e mansão intacta em Malibu chama atenção

justica Rio de Janeiro 13/01/25

Polícia investiga morte de jovem achado dentro de geladeira em Niterói

mundo Los Angeles 13/01/25

Sobe para 24 número de mortos em incêndios de Los Angeles

esporte VINÍCIUS-JÚNIOR 13/01/25

Vinícius Júnior negocia compra de time português por 10 milhões de euros

lifestyle Arroz 13/01/25

Cuidado ao reaquecer arroz; pode não ser seguro para sua saúde

lifestyle Ataque cardíaco 13/01/25

Ataque cardíaco: 11 sintomas que você nunca deve ignorar

justica Geovana 13/01/25

Menina desaparece após pegar ônibus para ir visitar a avó em Campo Grande

fama Spencer Treat Clark 13/01/25

Ator de 'Gladiador' perde casa em incêndios de Los Angeles

mundo Ucrânia/Rússia 13/01/25

Zelensky propõe trocar soldados norte-coreanos por ucranianos em Moscou