10 sinais que acendem alerta para problemas renais

Por ser silenciosa, a doença renal merece atenção nos primeiros sinais principalmente de paciente com comorbidades

© iStock

Lifestyle Alerta 15/05/23 POR Rafael Damas

Responsável por remover resíduos e o excesso de água do organismo, os rins, muitas vezes acabam não recebendo os cuidados de prevenção necessários, e os problemas renais são descobertos em fases já avançadas, o que pode diminuir as possibilidades de tratamento.

PUB

Dados da organização internacional World Kidney Day mostram que 10% da população mundial padece de doença renal crônica, que se não for tratada, pode levar a morte[i]. A Doença Renal Crônica (DRC) é uma lesão que avança de maneira progressiva e irreversível, que pode evoluir para terapia renal substitutiva: hemodiálise, diálise peritoneal ou transplante. Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), o número de pessoas acometidas pela DRC é crescente e mais de 140 mil já realizam diálise no Brasil[ii].

“O paciente deve realizar anualmente o exame de creatinina, caso tenha comorbidades como hipertensão e diabetes, esse exame deve ser repetido com mais frequência”, destaca Bruno Graçaplena, nefrologista e responsável técnico pela DaVita Monte Serrat.

A creatinina é um composto originado da creatina e que é filtrado e eliminado pelos rins. Ao medir as taxas dessa substância no sangue é uma maneira de avaliar a saúde renal de um paciente. Pessoas que sofrem de doença renal apresentarão níveis elevados de creatinina.

Alguns fatores podem levar à insuficiência renal crônica como o diabetes, a hipertensão, doenças cardiovasculares e tabagismo, mas nem sempre os sintomas surgem na fase inicial, por isso, estar atento a alguns sinais que o corpo apresenta pode ser um alerta para problemas renais.

“Hipertensão de início recente ou súbito e alterações do fluxo urinário, assim como inchaço nos membros inferiores e no rosto são sinais de algo pode estar errado com os rins”, complementa Graçaplena.

Fique atento a outros sintomas:

Alteração na cor e no cheiro da urina; Insônia; Presença de espuma na urina; Falta de apetite; Sabor metálico na boca; Fadiga; Pressão na barriga no ato de urinar.

Manter os níveis de creatinina adequados auxiliam em manter os rins saudáveis, por isso é importante reduzir o consumo de sal, se atentar ao peso, praticar exercícios, monitorar a pressão arterial, evitar medicamentos sem prescrição médica e beber muita água.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Distrito Federal 13/01/25

Homem morre após tentar estuprar vaca em fazenda no Distrito Federal

mundo EUA 13/01/25

Incêndios devastam Los Angeles, e mansão intacta em Malibu chama atenção

justica Rio de Janeiro 13/01/25

Polícia investiga morte de jovem achado dentro de geladeira em Niterói

mundo Los Angeles 13/01/25

Sobe para 24 número de mortos em incêndios de Los Angeles

esporte VINÍCIUS-JÚNIOR 13/01/25

Vinícius Júnior negocia compra de time português por 10 milhões de euros

lifestyle Arroz 13/01/25

Cuidado ao reaquecer arroz; pode não ser seguro para sua saúde

lifestyle Ataque cardíaco 13/01/25

Ataque cardíaco: 11 sintomas que você nunca deve ignorar

justica Geovana 13/01/25

Menina desaparece após pegar ônibus para ir visitar a avó em Campo Grande

fama Spencer Treat Clark 13/01/25

Ator de 'Gladiador' perde casa em incêndios de Los Angeles

mundo Ucrânia/Rússia 13/01/25

Zelensky propõe trocar soldados norte-coreanos por ucranianos em Moscou