Alemanha derrota Estados Unidos e decide Copa do Mundo de basquete com a Sérvia

Comandada por Andreas Obst, armador do Bayer de Munique, a seleção alemã derrotou os americanos por 113 a 111

© Shutterstock

Esporte Basquete 08/09/23 POR Estadao Conteudo

A Alemanha vai disputar sua primeira final de Copa do Mundo de Basquete depois de eliminar o poderoso Estados Unidos em uma semifinal épica, nesta sexta-feira, em Manila, nas Filipinas, uma das sedes do torneio ao lado de Japão e Indonésia. Comandada por Andreas Obst, armador do Bayer de Munique, a seleção alemã derrotou os americanos por 113 a 111, placar de pontuação recorde em um semi de Mundial, e vai jogar a final contra a Sérvia, que eliminou o Canadá.

Embora não tenham levado seus astros de primeiro escalação, os EUA jogaram a Copa com nomes como Austin Reaves, do Los Angeles Lakers, Anthony Edwards, do Minnesota Timberwolves, Mikal Bridges, do Brooklyn Nets, e Jalen Brunson, do New York Knicks. A Alemanha, por sua vez, também tinha em mãos alguns nomes importantes da NBA, caso do armador Dennis Schroder, do Toronto Raptors, e do ala-armador Franz Wagner, do Orlando Magic.

O maior pontuador do jogo, contudo, atua na liga alemã. Obst se aproveitou dos lapsos defensivos dos americanos e somou 24 pontos e seis assistências. Por isso, arrancou gritos de "MVP" vindos das arquibancadas na parte final do último quarto. Foi dele o ponto mais importante do jogo: uma bola de três nos momentos finais para dar aos alemães uma vantagem de quatro pontos.

A Alemanha liderou durante 30 dos 40 minutos da partida e houve poucas dúvidas sobre quem estava no controle. "Se você entrega 113 pontos em um jogo de 40 minutos, não ganhará muitos deles", lamentou Austin Reaves. "Nós sabíamos qual era nossa missão aqui neste torneio. Era vencer, e nós não conseguimos", completou.

Restará para os Estados Unidos a disputa do terceiro lugar, em duelo marcado para as 5h40 de Brasília, contra o Canadá de Shai Gilgeous Alexander. Os canadenses foram derrotados na outra semifinal, por 95 a 86, pela Sérvia, que mostrou uma disposição defensiva incrível para alcançar sua segunda final de Mundial, após ser vice-campeã para os Estados Unidos em 2014. A decisão será às 9h40, domingo.

A ótima campanha sérvia foi construída mesmo sem a presença do maior astro de sua seleção. MVP das finais e campeão da última temporada da NBA com o Denver Nuggets, Nikola Jokic preferiu aproveitar o período de férias antes da edição 2023/2024 da liga de basquete americana para descansar, de acordo com informações da imprensa local. Reservado e avesso às redes sociais, o pivô não fez nenhuma manifestação oficial sobre a decisão. Na ausência de Jokic, Bogdan Bogdanovic, jogador do Atlanta Hawks, tem assumido o protagonismo.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Distrito Federal 13/01/25

Homem morre após tentar estuprar vaca em fazenda no Distrito Federal

mundo EUA 13/01/25

Incêndios devastam Los Angeles, e mansão intacta em Malibu chama atenção

justica Rio de Janeiro 13/01/25

Polícia investiga morte de jovem achado dentro de geladeira em Niterói

mundo Los Angeles 13/01/25

Sobe para 24 número de mortos em incêndios de Los Angeles

esporte VINÍCIUS-JÚNIOR 13/01/25

Vinícius Júnior negocia compra de time português por 10 milhões de euros

lifestyle Arroz 13/01/25

Cuidado ao reaquecer arroz; pode não ser seguro para sua saúde

lifestyle Ataque cardíaco 13/01/25

Ataque cardíaco: 11 sintomas que você nunca deve ignorar

justica Geovana 13/01/25

Menina desaparece após pegar ônibus para ir visitar a avó em Campo Grande

fama Spencer Treat Clark 13/01/25

Ator de 'Gladiador' perde casa em incêndios de Los Angeles

mundo Ucrânia/Rússia 13/01/25

Zelensky propõe trocar soldados norte-coreanos por ucranianos em Moscou