Câncer de pâncreas: conheça os sintomas que podem passar despercebidos

No Brasil, são estimados cerca de 13 mil novos casos de câncer de pâncreas por ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). A doença é a quarta principal causa de morte por câncer no país, sendo responsável por cerca de 10 mil óbitos anualmente

© Shutterstock

Lifestyle Câncer 11/11/24 POR Notícias ao Minuto

Os sintomas de câncer de pâncreas são facilmente confundidos com outras patologias, o que pode dificultar o diagnóstico precoce e o início do tratamento. No próximo dia 13 de novembro, assinala-se o Dia Mundial desta doença. Conheça os sinais que deve ter em conta - e não deve ignorar.

PUB

 

 No Brasil, são estimados cerca de 13 mil novos casos de câncer de pâncreas por ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). A doença é a quarta principal causa de morte por câncer no país, sendo responsável por cerca de 10 mil óbitos anualmente.

O câncer de pâncreas é uma doença silenciosa. Na grande parte dos casos, o diagnóstico é feito tarde demais, quando a doença já está em estágio avançado. Por isso, é importante estar atento aos sintomas, que muitas vezes podem passar despercebidos.

Os sintomas mais comuns de câncer de pâncreas são:

Pele e olhos amarelados (icterícia); Dor abdominal leve ou forte, que passa para as costas e se mantém ao longo do tempo; Aumento do nível de glicose no sangue, que pode provocar o aparecimento de diabetes; Perda de apetite e problemas digestivos; Náuseas e vômitos; Comichão na pele; Perda de peso significativa; Urina escura e fezes esbranquiçadas ou com gordura.

Se apresentar algum desses sintomas, procure um médico imediatamente. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

O câncer de pâncreas pode ser causado por diversos fatores, incluindo:

Tabagismo;Obesidade;Diabetes;Histórico familiar de câncer de pâncreas;Exposição a substâncias químicas, como o benzeno;Infecção pelo vírus da hepatite B ou C.

Não há uma maneira de prevenir o câncer de pâncreas, mas é possível reduzir o risco de desenvolver a doença adotando hábitos saudáveis, como:

Não fumar;Manter um peso saudável;Praticar atividade física regularmente;Limitar o consumo de álcool;Manter uma alimentação saudável, rica em frutas, vegetais e grãos integrais.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Distrito Federal 13/01/25

Homem morre após tentar estuprar vaca em fazenda no Distrito Federal

mundo EUA 13/01/25

Incêndios devastam Los Angeles, e mansão intacta em Malibu chama atenção

justica Rio de Janeiro 13/01/25

Polícia investiga morte de jovem achado dentro de geladeira em Niterói

mundo Los Angeles 13/01/25

Sobe para 24 número de mortos em incêndios de Los Angeles

esporte VINÍCIUS-JÚNIOR 13/01/25

Vinícius Júnior negocia compra de time português por 10 milhões de euros

lifestyle Arroz 13/01/25

Cuidado ao reaquecer arroz; pode não ser seguro para sua saúde

lifestyle Ataque cardíaco 13/01/25

Ataque cardíaco: 11 sintomas que você nunca deve ignorar

justica Geovana 13/01/25

Menina desaparece após pegar ônibus para ir visitar a avó em Campo Grande

fama Spencer Treat Clark 13/01/25

Ator de 'Gladiador' perde casa em incêndios de Los Angeles

mundo Ucrânia/Rússia 13/01/25

Zelensky propõe trocar soldados norte-coreanos por ucranianos em Moscou