Shakira é acusada de plágio por compositores brasileiros da música 'Tu Tu Tu'

Na notificação, o advogado dos compositores, Fredímio Biasotto Trotta, reuniu uma série de informações técnicas, como um comparativo entre as partituras.

© Getty Images

Fama SHAKIRA-CANTORA Há 6 Horas POR Folhapress

DAVI GALANTIER KRASILCHIKSÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os compositores brasileiros Ruan Prado, Luana Matos, e Calixto Afiune acusaram a cantora Shakira e o DJ Bizarrap por plágio na canção "Bzrp Music Sessions vol. 53", lançada pela colombiana e o argentino em 2023. Os dois teriam plagiado a música "Tu Tu Tu", canção lançada em 2020 por Mariana Fagundes e Léo Santana e regravada pela dupla May e Karen.

PUB

 

Segundo documentos enviados por Fredímio Biasotto Trotta, advogado dos quatro compositores, Shakira, Bizarrap, a Sony Music Group, a Sony Music Brasil, a Dale Play Records e outros artistas envolvidos na criação de "Bzrp Music Sessions vol. 53" foram notificados extrajudicialmente sobre o caso em dezembro do ano passado.

Prado, Matos, Graue e Afiune requisitaram o reconhecimento de sua autoria sobre a canção e o recebimento de porcentagens sobre o lucro da música. A canção traria um refrão, ritmo e temática semelhantes aos de "Tu Tu Tu".

Na notificação, o advogado dos compositores, Fredímio Biasotto Trotta, reuniu uma série de informações técnicas, como um comparativo entre as partituras e um clipe de sobreposição das duas músicas. "Agora fala com tu tu tu tu/ Foi me trair tomou no tu tu tu", diz a música brasileira, enquanto Shakira canta, em espanhol: "Para tipos como tú, uh, uh, uh, uh".

O vídeo abaixo compara as duas canções:Segundo Trotta, o diretor jurídico da Sony Music Publishing Brasil, João Diamantino, afirmou que a empresa tinha interesse em tentar um acordo e evitar um processo semelhante ao que envolve a cantora Adele, acusada de plagiar a canção "Mulheres" pelo artista brasileiro Toninho Geraes. O escritório de Trotta também faz a defesa do brasileiro neste caso.

Diamantino teria participado de uma reunião com os agentes dos artistas acusados, onde teriam discutido um possível reconhecimento do plágio, a extensão para coautoria e um percentual sobre a receita da faixa em questão.A Sony e o escritório Veirano Advogados -também responsável pela defesa de Adele-, porém, não responderam com uma contraproposta até a data estipulada de 15 de janeiro. Procuradas pela Folha de S.Paulo, a Sony Music e a Veirano, mas não se manifestaram até a publicação deste texto.

Os compositores e o advogado estudam seguir com uma ação judicial.

Leia Também: Luana Piovani sobre homens: "Os héteros estão velhos e acabados"

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Fama MORTE-SP Há 22 Horas

Cantor sertanejo Rodolfo Favero morre aos 33 anos

Fama DÉA LÚCIA-AMARAL Há 16 Horas

Dona Déa Lúcia acusa Carlinhos Maia de transfobia por falas sobre Liniker, e influenciador reage

Fama Anthony Hopkins Há 22 Horas

Anthony Hopkins conta com o apoio da mulher em evento após perder casa

Fama Novo Casal? Há 12 Horas

Barack Obama e Jennifer Aniston estariam juntos, afirma jornalista

Fama Música Há 19 Horas

Jão anuncia pausa na carreira

Fama Irão Há 14 Horas

Famoso cantor iraniano é condenado à morte por "insultar o profeta"

Fama LUCAS-LUCCO Há 23 Horas

Lucas Lucco diz que namoro quase acabou após publicar 'nude' sem querer nas redes sociais

Fama Novela Há 19 Horas

Debora Bloch anuncia detalhes da nova Odete Roitman

Fama Celebridades Há 18 Horas

Famosos que acordaram do coma e suas mudanças de vida

Fama Antes e depois Há 18 Horas

Infância dos famosos: Consegue adivinhar quem são?