Trump pressiona Putin a negociar acordo de paz com a Ucrânia

O presidente norte-americano declarou: "Zelensky quer um acordo. Não sei se Putin quer, mas ele deveria. Está destruindo a Rússia ao não buscar a paz"

© Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia Há 15 Horas POR Notícias ao Minuto

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recém-empossado como o 47º líder do país, fez sua primeira convocação oficial ao presidente russo, Vladimir Putin, pedindo um acordo de paz com a Ucrânia. Trump alertou que, sem negociações, a Rússia corre o risco de enfrentar uma crise ainda mais profunda.

PUB

 

Em seu discurso na Sala Oval, Trump reafirmou que está empenhado em organizar uma cúpula com Putin para encerrar o conflito que teve início com a invasão russa à Ucrânia em fevereiro de 2022. O presidente norte-americano declarou: "Zelensky quer um acordo. Não sei se Putin quer, mas ele deveria. Está destruindo a Rússia ao não buscar a paz".

Durante sua campanha presidencial, Trump frequentemente criticou os gastos de sua antecessora, a administração Biden, que destinou bilhões de dólares em ajuda militar e econômica à Ucrânia. Agora, como presidente, Trump ressaltou que Moscou enfrenta sérios problemas econômicos e afirmou que a guerra "que deveria durar uma semana, já se arrasta por três anos".

Por outro lado, Putin respondeu às declarações de Trump afirmando que está "aberto ao diálogo com a nova administração norte-americana" e que busca uma "paz duradoura" com Kiev, em oposição a meras tréguas temporárias.

Desde o início da invasão russa, o Kremlin tem mantido exigências rígidas, incluindo que a Ucrânia renuncie à adesão à OTAN e reconheça as anexações de territórios realizadas pela Rússia no leste ucraniano. Por sua vez, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reforçou seu compromisso com um acordo justo, ao felicitar Trump e sua "política de paz pela força".

Um compromisso de campanha

Trump reiterou uma de suas principais promessas de campanha: acabar com o conflito em um curto período. Durante a corrida presidencial, o republicano afirmou que poderia encerrar a guerra "em 24 horas" e defendeu negociações imediatas. No entanto, em declarações mais recentes, reconheceu que o processo pode levar meses.

Leia Também: Putin parabeniza Trump e elogia plano de reaproximação entre EUA e Rússia

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo Reféns 20/01/25

Após 471 dias em cativeiro, Emily Damari é libertada e celebra vida nova

Mundo França 20/01/25

Mãe é julgada por deixar filha de 13 anos morrer de fome com apenas 28 kg

Mundo Discurso de Posse Há 16 Horas

Trump anuncia "deportação em massa" durante discurso de posse

Mundo Médio Oriente 20/01/25

Ofensiva em Gaza deixa mais de 47 mil palestinos mortos e 111 mil feridos

Mundo Animais 20/01/25

Elefante se assusta com fogo de artifício e fere 5 pessoas na Tailândia

Mundo EUA 20/01/25

Trump declara que "existem dois gêneros" durante discurso de posse

Mundo Diplomacia 20/01/25

Lula diz esperar que Trump contribua para mundo mais justo e pacífico

Mundo Espanha 20/01/25

Casal de idosos morre em acidente de carro após sair para jogar lixo

Mundo DONALD-TRUMP 20/01/25

Trump ataca Biden em discurso: 'tentaram tirar minha vida'

Mundo EUA 20/01/25

É oficial! Trump toma posse e está de volta à Casa Branca