Choque no mundo do Cinema: Eles ganharam o Oscar, mas ninguém esperava
A 97ª edição do Oscar acontecerá no mês que vem
Choque no mundo do Cinema: Eles ganharam o Oscar, mas ninguém esperava
No dia 2 de março, acontecerá a 97ª edição do Oscar e, com tanto debate já envolvendo os indicados neste ano, certamente teremos alguns choques e surpresas. Pelo menos, é para isso que nós brasileiros estamos torcendo - para que 'Ainda Estou Aqui' traga os três prêmios a que foi indicado para casa: Melhor Atriz (Fernanda Torres), Melhor Filme Internacional e Melhor Filme.
Então, enquanto nos preparamos para outra cerimônia emocionante, vamos dar uma olhada em alguns dos maiores choques do Oscar que ocorreram ao longo da história dos prêmios. De Will Smith levando para casa o prêmio de Melhor Ator após aquele tapa infame a 'Parasita' (2019) se tornando o primeiro filme estrangeiro a ganhar o prêmio de Melhor Filme, continue lendo para lembrar as vitórias mais chocantes da história do Oscar.
©
Getty Images
1942
'Cidadão Kane' era o favorito para ganhar o Oscar de Melhor Filme. Mas, em vez disso, o prêmio foi para 'Como Era Verde o Meu Vale'.
©
NL Beeld
1953
'Matar ou Morrer', dirigido por Fred Zinnemann, era cotado para ganhar o prêmio de Melhor Filme. Mas foi o apropriadamente chamado 'O Maior Espetáculo da Terra', estrelado por Charlton Heston e Betty Hutton, que levou o Oscar para casa.
©
Getty Images
1955
Judy Garland teve uma carreira incrível e espera-se que ganhasse o Oscar de Melhor Atriz por seu papel em 'Nasce uma Estrela'. No entanto, Grace Kelly surpreendeu a todos com a vitória por seu papel em 'Amar é Sofrer'.
©
NL Beeld
1973
Muitos esperavam que Francis Ford Coppola ganhasse o Oscar de Melhor Direção por 'O Poderoso Chefão'. Mas foi Bob Fosse quem ganhou o prêmio por 'Cabaret'.
©
NL Beeld
1977
No Oscar de 1977, um recorde foi estabelecido por uma atriz. Beatrice Straight ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em 'Rede de Intrigas', mas ela só apareceu na tela por cinco minutos!
© NL Beeld
1977
Tanto 'Todos os Homens do Presidente', estrelado por Robert Redford, quanto 'Rede de Intrigas' eram cotados para ganhar o Oscar de Melhor Filme em 1977. Então, imagina a surpresa que todo mundo teve quando 'Rocky, um Lutador', estrelado por Sylvester Stallone, foi anunciado como o vencedor.
©
NL Beeld
1991
Esperava-se que Martin Scorsese ganhasse o Oscar de Melhor Direção por seu filme 'Os Bons Companheiros'. Mas, na verdade, Kevin Costner ganhou por 'Dança com Lobos'.
© NL Beeld
1993
Marisa Tomei poderia facilmente ter ganhado o Oscar de Melhor Atriz por vários papéis principais que ela interpretou ao longo de sua carreira. Mas ninguém esperava que o filme que fosse lhe dar a estatueta seria 'Meu Primo Vinny'.
© Getty Images
1994
É extremamente raro que um ator mirim ganhe um Oscar, mas aconteceu com Anna Paquin quando ela ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por 'O Piano'. Curiosamente, Paquin estava competindo com sua colega de elenco no filme, Holly Hunter, que também ganhou o Oscar de Melhor Atriz.
© Reuters
1995
'Pulp Fiction - Tempo de Violência' e 'Um Sonho de Liberdade' eram cotados para ganhar o Oscar de Melhor Filme. Mas o prêmio foi para 'Forrest Gump - O Contador de Histórias'.
©
NL Beeld
1997
Lauren Bacall era a favorita para ganhar o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, por seu papel em 'O Espelho Tem Duas Faces'. Mas foi a atriz francesa Juliette Binoche que levou o prêmio para casa por sua atuação em 'O Paciente Inglês'.
©
NL Beeld
1999
'O Resgate do Soldado Ryan', dirigido por Steven Spielberg, era a escolha certa para ganhar o Oscar de Melhor Filme. Mas no final foi 'Shakespeare Apaixonado' que levou o prêmio para casa.
©
NL Beeld
1999
Edward Norton, Nick Nolte e Tom Hanks eram todos concorrentes ao Oscar de Melhor Ator em 1999. Mas o prêmio foi para Roberto Benigni por seu papel em 'A Vida É Bela'.
© Reuters
2001
Esse foi um ano em que vários grandes nomes eram esperados para ganhar o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Entre as atrizes na disputa estavam Kate Hudson, Judi Dench e Frances McDormand. Mas, para a surpresa de todos, Marcia Gay Harden levou o Oscar para casa. A atriz ganhou por seu papel em 'Pollock'.
© Reuters
2003
Na disputa por Melhor Ator em 2003 estavam os grandes nomes de Hollywood: Tom Hanks e Daniel Day-Lewis. No entanto, foi o menos conhecido Adrien Brody que ganhou o Oscar no final, por seu papel em 'O Pianista'.
© Getty Images
2006
'O Segredo de Brokeback Mountain', estrelado por Heath Ledger e Jake Gyllenhaal, era o favorito ao Oscar de Melhor Filme em 2006. Mas o prêmio acabou indo para 'Crash - No Limite', dirigido por Paul Haggis.
©
NL Beeld
2006
Cinéfilos de todo o mundo ficaram surpresos quando Three 6 Mafia ganhou o Oscar de Melhor Canção Original. A faixa deles foi apresentada em 'Ritmo de um Sonho', estrelado por Terrence Howard.
© Reuters
2010
Armando Iannucci, por 'Conversa Truncada', e Jason Reitman, por 'Amor Sem Escalas', eram os favoritos para ganhar o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. Mas foi Geoffrey Fletcher quem acabou ganhando pelo filme 'Preciosa: Uma História de Esperança'.
© Getty Images
2011
As apostas para o Oscar de Melhor Filme estavam destinadas a '127 Horas', 'A Rede Social' ou 'O Vencedor'. Muitos ficaram chocados quando o prêmio foi para 'O Discurso do Rei', estrelado por Colin Firth e Geoffrey Rush.
© Reuters
2017
'La La Land - Cantando Estações' surpreendeu os críticos e foi cotado para ganhar o Oscar de Melhor Filme. Mas, depois de um anúncio equivocado de que 'La La Land - Cantando Estações' era o vencedor, o verdadeiro vencedor da noite foi revelado: 'Moonlight: Sob a Luz do Luar'. A surpresa foi universal (e dupla).
© Getty Images
2019
Na preparação para sua sétima indicação ao Oscar em 2019, Glenn Close ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz, o SAG e o Critics' Choice Award por seu papel principal em 'A Esposa'. Então foi um choque para todos, incluindo a própria Olivia Colman, quando foi ela quem levou o prêmio por 'A Favorita'. Até o discurso dela mostrava o choque.
©
Getty Images
2020
Apesar de filmes internacionais já terem recebido indicações anteriormente, um filme de língua não inglesa nunca havia ganhado o prêmio de Melhor Filme no Oscar antes de 2020. Então foi uma grande surpresa quando o suspense sul-coreano 'Parasita' fez história e levou para casa o maior prêmio da noite.
©
Getty Images
2022
Um dos maiores choques na história do Oscar ocorreu em 2022. Chris Rock fez uma piada sobre Jada Pinkett Smith, e seu marido Will Smith ficou tão ofendido que subiu no palco e deu um tapa no apresentador. E então Smith ganhou o Oscar de Melhor Ator por seu papel principal em 'King Richard: Criando Campeãs'. Uma plateia confusa aplaudiu durante seu discurso de aceitação, após o qual ele foi banido da cerimônia por 10 anos.
©
Getty Images
Cultura
Hollywood
12/02/25
POR Notícias Ao Minuto
No dia 2 de março, acontecerá a 97ª edição do Oscar e, com tanto debate já envolvendo os indicados neste ano, certamente teremos alguns choques e surpresas. Pelo menos, é para isso que nós brasileiros estamos torcendo - para que 'Ainda Estou Aqui' traga os três prêmios a que foi indicado para casa: Melhor Atriz (Fernanda Torres), Melhor Filme Internacional e Melhor Filme.
Então, enquanto nos preparamos para outra cerimônia emocionante, vamos dar uma olhada em alguns dos maiores choques do Oscar que ocorreram ao longo da história dos prêmios. De Will Smith levando para casa o prêmio de Melhor Ator (após aquele tapa infame) a 'Parasita' (2019) se tornando o primeiro filme estrangeiro a ganhar o prêmio de Melhor Filme, continue lendo para lembrar as vitórias mais chocantes da história do Oscar.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA