Corte inglesa marca primeira audiência em processo de Massa por título da F1

As sessões estão previstas para acontecer entre os dias 28 e 31 de outubro

© Moritz Hager/Reuters

Esporte Justiça Há 7 Horas POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Corte Superior de Justiça de Londres marcou nesta segunda-feira (24) as primeiras audiências da ação movida por Felipe Massa no processo em que o piloto brasileiro busca o reconhecimento pelo título da F1 da temporada de 2008. As sessões estão previstas para acontecer entre os dias 28 e 31 de outubro.

PUB

 

Será o primeiro passo da ação aberta por Massa em março de 2024 contra a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), a FOM (Formula One Management) e Bernie Ecclestone, ex-presidente da categoria.

O piloto resolveu buscar a Justiça após Ecclestone ter admitido que, ainda durante a temporada de 2008, teve conhecimento do escândalo no GP de Singapura, mas decidiu não expor na época para proteger a imagem do campeonato.

Naquela temporada, o também brasileiro Nelson Piquet Jr. colidiu de forma proposital durante a etapa no circuito de Marina Bay para beneficiar seu então companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso. Ao bater no muro, o filho do tricampeão mundial Nelson Piquet seguia ordens de seu chefe na Renault, Flavio Briatore, e do engenheiro Pat Symonds, conforme disse em seu depoimento à FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

Massa liderava a prova no momento da batida e, de forma indireta, acabou prejudicado. Como a direção da corrida acionou a bandeira amarela, a Ferrari o chamou para os boxe, mas o liberou para voltar à pista sem retirar a mangueira de reabastecimento. O brasileiro acabou punido e terminou a corrida em 13º.

Naquele ano, ele disputou o título ponto a ponto com o inglês Lewis Hamilton, então na McLaren. O inglês chegou em terceiro em Singapura e levou o título na última etapa, no Brasil, por uma diferença de apenas um ponto.

Em recente entrevista ao site alemão F1 Insider, Ecclestone afirmou que não considera Hamilton como um heptacampeão justamente pela polêmica de Singapura. E admitiu que ele e Max Mosley, o ex-chefe da FIA, resolveram abafar o caso.

"Queríamos proteger o esporte e salvá-lo de um grande escândalo", disse o ex-chefão da F1. "Tínhamos informação suficiente na época para investigar o assunto. De acordo com os estatutos, deveríamos ter cancelado a corrida em Singapura sob essas condições. Isso significa que [o GP] nunca teria acontecido para a tabela de classificação. Felipe Massa teria sido campeão, não Lewis Hamilton", acrescentou.

Na época, havia uma regra de que a classificação do campeonato mundial era intocável após a cerimônia de premiação da FIA no fim do ano. O evento foi realizado no dia 12 de novembro de 2008, dez dias após o GP do Brasil.Indenização

Além do reconhecimento esportivo, Felipe Massa também busca uma reparação financeira. Bernardo Viana, advogado brasileiro que lidera a equipe jurídica de piloto no Brasil, estima que seu cliente tenha registrado perdas que podem ultrapassar os US$ 100 milhões (R$ 494 milhões).

"É só a gente voltar atrás, olhar as informações sobre os aumentos de contratos de campeões, patrocínios e tudo o mais. Isso fora o ganho de imagem que ele teria", afirma à Folha de S.Paulo em 2023, quando piloto ainda estudava suas opções legais no caso.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Esporte Futebol Há 13 Horas

Veja a classificação final do Paulista

Esporte Paulistão Há 21 Horas

Neymar marca gol olímpico pelo Santos, Palmeiras sofre e São Paulo vence

Esporte Manchester United Há 18 Horas

Manchester United corta custos e limita refeições para funcionários

Esporte Neymar Há 14 Horas

Como Neymar melhorou ambiente do Santos

Esporte Vitor roque Há 14 Horas

Vitor Roque pode deixar Espanha com mais cartões que gols

Esporte São Paulo FC Há 16 Horas

Zubeldía surpreende para recuperar parte do prestígio perdido no São Paulo

Esporte TImão Há 15 Horas

Corinthians tem dificuldades defensivas em campanha como líder do Paulistão

Esporte Futebol Há 9 Horas

Federação anuncia datas, horários e locais das quartas do Paulista

Esporte Futebol Há 11 Horas

Responsável por cabeça de porco não poderá ir a jogos e terá conta excluída

Esporte Futebol Há 8 Horas

Corinthians avança por lateral argentino e aguarda rescisão com o Getafe