Papa Francisco tem melhora leve, e insuficiência renal diminui, diz Vaticano

A leve insuficiência renal observada nos últimos dias diminuiu

© FILIPPO MONTEFORTE/AFP via Getty Images

Mundo Emergência Médica Há 6 Horas POR Folhapress

ROMA, ITÁLIA (FOLHAPRESS) - A condição clínica do papa Francisco, que enfrenta uma pneumonia dupla, mostrou uma leve melhora nas últimas 24 horas. A leve insuficiência renal observada nos últimos dias diminuiu, informou o Vaticano na noite desta quarta-feira (26), tarde no Brasil

PUB

 

A tomografia computadorizada do tórax, realizada no dia anterior, mostrou uma evolução normal do quadro inflamatório pulmonar. Os exames hematológicos e hemacrocitométricos confirmaram a melhora.

Pela manhã, o Vaticano informou que o pontífice tivera "uma noite tranquila e está descansando" no hospital Agostino Gemelli, em Roma. Este já é o período de internação mais longo de Jorge Mario Bergoglio, 88, desde que se tornou papa em 2013, superando o período de dez dias em 2021, quando se submeteu a uma cirurgia eletiva no intestino.

O boletim médico divulgado na noite de terça-feira (25) mostrava um quadro de estabilidade, sem novas crises respiratórias e exames de sangue estáveis. Sua condição de saúde, porém, era considerada grave. Já o prognóstico, segundo o relatório, era descrito como "cauteloso" pelo Vaticano, que não descarta a possibilidade de a equipe médica conceder uma entrevista até fim desta semana.

Francisco está se alimentando normalmente e, dentro do possível, movimenta-se no quarto. Na segunda-feira (24), a Santa Sé havia informado que a condição do pontífice continuava grave, mas que havia mostrado uma "leve melhora", acrescentando que a "insuficiência renal leve", relatada pela primeira vez no fim de semana, não era motivo de preocupação. Foi o primeiro sinal positivo desde o agravamento de seu estado de saúde.

No sábado (22), Francisco chegou a precisar de transfusão de sangue depois de uma "crise respiratória prolongada", uma situação que não se repetiu desde então. Ele tem uma pneumonia dupla, uma infecção grave que pode inflamar e causar cicatrizes em ambos os pulmões, dificultando a respiração. O Vaticano descreveu o quadro infeccioso como complexo, causado por dois ou mais micro-organismos.

O papa é particularmente propenso a infecções pulmonares porque desenvolveu pleurisia quando jovem e teve parte de um pulmão removido. Ele segue sob a terapia com oxigênio e sob a mesma medicação dos últimos dias.A saúde debilitada não o afastou da liderança da Igreja Católica, ainda que boa parte das atividades estejam obviamente prejudicadas. O pontífice manteve na segunda-feira (24) audiência com o cardeal italiano Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, responsável pela administração da igreja, e com o arcebispo venezuelano Edgar Peña Parra, seu auxiliar.

Assinou decretos de canonização e beatificação, assim como a mensagem para a Quaresma, o período de quarenta dias que antecede a Páscoa em que os católicos se preparam para a celebração com jejuns, penitências e obras de caridade. Nesta quarta-feira (26), soltou novos documentos, incluindo a Catequese.

O documento, de acordo com a Santa Sé, já estava preparado. É praxe o papa receber peregrinos nos meios de semana, sempre com uma nova mensagem. A cerimônia só ocorre com sua presença, mas a tradição de emitir a Catequese foi mantida.

Em Roma, a prece do Rosário pela saúde do papa foi realizada pela segunda noite seguida na praça São Pedro. Na terça-feira (25), o evento foi conduzido por outro nome forte do Vaticano no momento, o cardeal filipino Luis Antonio Tagle. Na segunda-feira (24), a celebração coube ao cardeal Parolin. O Vaticano declarou que não há uma ordem estabelecida de celebrantes e que as escolhas se devem também à conveniência da Santa Sé, já que não há uma convocação extraordinária de religiosos neste momento.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo EUA Há 15 Horas

Jovem chora ao saber que será julgado como adulto por homicídio nos EUA

Mundo Médio Oriente Há 17 Horas

Israel se despede de Shiri Bibas e seus filhos em cerimônia comovente

Mundo República Democrática do Congo Há 14 Horas

Doença desconhecida que mata em 48 horas deixa 50 mortos no Congo

Mundo Estados Unidos Há 17 Horas

Avião evita colisão com jato privado nos Estados Unidos; veja as imagens

Mundo Oriente Médio Há 12 Horas

Refém libertado pelo Hamas ficou 490 dias em cativeiro sob tortura e fome

Mundo Canadá Há 9 Horas

Canadenses assinam petição para retirar cidadania a Elon Musk

Mundo Sudão Há 13 Horas

Queda de avião militar deixa 46 mortos no Sudão

Mundo Médio Oriente Há 16 Horas

Hamas confirma entrega de corpo de refém israelense como parte de acordo

Mundo Relação Há 11 Horas

Mulher revela caso com genro e culpa a própria filha pelo envolvimento

Mundo Justiça 25/02/25

Justiça dos EUA nega liminar da Rumble e Trump Media contra Moraes