Terrorista pega prisão perpétua por ataque que matou brasileira na França

Brahim Aouissaoui foi condenado sem possibilidade de redução de pena pelo atentado na Basílica de Nice, que matou três pessoas em 2020, incluindo a brasileira Simone Barreto Silva

© Getty

Mundo França Há 8 Horas POR Notícias ao Minuto

O tunisiano Brahim Aouissaoui, responsável pelo ataque terrorista na Basílica de Nice em 2020, foi condenado à prisão perpétua sem possibilidade de redução de pena nesta quarta-feira (26). A sentença, considerada a mais severa do Código Penal francês, foi proferida em decorrência do atentado que resultou na morte de três pessoas, incluindo a brasileira Simone Barreto Silva.

PUB

 

O ataque, ocorrido em 29 de outubro de 2020, vitimou também a paroquiana Nadine Devillers e o sacristão Vincent Loquès. Aouissaoui utilizou uma faca de cozinha para cometer os assassinatos, desferindo 25 golpes contra Simone Barreto Silva e cortes profundos na garganta das outras duas vítimas.

Além das mortes, o terrorista foi acusado de tentar assassinar outras sete pessoas, incluindo cinco agentes que realizaram sua prisão no interior da igreja. Durante o julgamento, a Procuradoria Nacional Antiterrorismo (PNAT) destacou a "periculosidade intacta" de Aouissaoui, descrevendo-o como "preso ao seu fanatismo totalitário e bárbaro".

A acusação ressaltou a "selvageria inacreditável" demonstrada pelo réu ao cometer os crimes. Aouissaoui, por sua vez, negou ser terrorista, mas admitiu a autoria do ataque, recusando-se a fornecer detalhes sobre o ocorrido.

A PNAT argumentou que o réu já era "uma bomba humana" ao deixar a Tunísia em 2020, e que o ataque foi o "culminar de um compromisso jihadista nascido na Tunísia". A acusação também destacou a ausência de remorso por parte do réu e a persistência de seu "ódio pelo Ocidente e pela França".

A sentença de prisão perpétua sem possibilidade de redução de pena é considerada extremamente rara na França. Em casos de terrorismo, a mesma pena foi aplicada a Salah Abdeslam, responsável pelos atentados de 13 de novembro de 2015 em Paris e Saint-Denis.

Leia Também: Matthew Perry recebeu 27 doses de cetamina antes de morrrer

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo Canadá Há 14 Horas

Canadenses assinam petição para retirar cidadania a Elon Musk

Mundo Guerra na Ucrânia Há 12 Horas

Trump diz que ucranianos "podem esquecer" adesão à OTAN

Mundo Relação Há 7 Horas

Mulher revela caso com genro e culpa a própria filha pelo envolvimento

Mundo Emergência Médica 26/02/25

Papa Francisco tem melhora leve, e insuficiência renal diminui, diz Vaticano

Mundo França Há 8 Horas

Terrorista pega prisão perpétua por ataque que matou brasileira na França

Mundo Guerra na Ucrânia Há 13 Horas

Diplomatas abandonam discurso da Rússia na ONU; veja o vídeo

Mundo Bate-papo 26/02/25

Funcionários da inteligência dos EUA são demitidos por chats sexuais

Mundo Censura 26/02/25

Em novo ataque à imprensa, Trump ameaça processar veículo que usar sigilo de fonte

Mundo Guerra Há 23 Horas

Zelenski aceita acordo de minerais sem salvaguardas, que Trump empurra para a Europa

Mundo economia 26/02/25

Trump defende tarifas sobre carros e diz que ação terá impacto positivo na indústria dos EUA