Notícias Ao Minuto

Homem com doença rara passa por 230 cirurgias no rosto e ganha prótese

Diagnosticado na infância, Ronaldo sofreu deformações faciais severas e precisou interromper o tratamento inicial por falta de recursos e comunicação.

 Diagnosticado na infância, Ronaldo sofreu deformações faciais severas e precisou interromper o tratamento inicial por falta de recursos e comunicação.

© Instituto Mais Identidade/Divulgação

Brasil São Paulo 23/03/25 POR Notícias ao Minuto Brasil

Ronaldo de Santana Santos, de 39 anos, morador de Votuporanga (SP), já enfrentou mais de 200 cirurgias no rosto devido ao xeroderma pigmentoso, uma condição genética rara que causa extrema sensibilidade da pele à luz solar. Diagnosticado na infância, Ronaldo sofreu deformações faciais severas e precisou interromper o tratamento inicial por falta de recursos e comunicação. Desde então, passou por procedimentos dolorosos e intensos para minimizar a progressão da doença, que resultaram na perda de parte do nariz e dos lábios.

PUB

 

Em fevereiro deste ano, ele conseguiu uma prótese gratuita para reconstrução do nariz, oferecida pelo Instituto Mais Identidade, em São Paulo. A instituição, que atua na reabilitação de pessoas com deformidades faciais, possibilitou que Ronaldo lidasse de forma mais leve com a condição. "Essa doença faz com que o organismo dessas pessoas não tenha capacidade de se defender de raios solares", explicou Luciano Dib, presidente do instituto. O uso de protetor solar e medicamentos também faz parte do tratamento contínuo de Ronaldo.

Além dos desafios médicos, Ronaldo enfrentou preconceitos devido às feridas e deformidades no rosto, mas segue buscando qualidade de vida. Ele destacou que as cirurgias e tratamentos aliviaram o impacto da doença, permitindo que retomasse atividades do dia a dia. Apesar disso, o xeroderma pigmentoso não tem cura, e as lesões causadas pela exposição ao sol podem evoluir para tumores, conforme explicaram especialistas.

Segundo o Ministério da Saúde, a doença atinge cerca de um em cada milhão de habitantes no Brasil, com 200 casos registrados atualmente. A condição é hereditária, causada pela mutação de um gene, e não há formas de prevenção. O caso de Ronaldo destaca a importância do suporte médico e social para pessoas que enfrentam condições raras e estigmatizantes. 

Leia Também: Jogador de 19 anos morre em acidente brutal

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Distrito Federal 13/01/25

Homem morre após tentar estuprar vaca em fazenda no Distrito Federal

mundo EUA 13/01/25

Incêndios devastam Los Angeles, e mansão intacta em Malibu chama atenção

justica Rio de Janeiro 13/01/25

Polícia investiga morte de jovem achado dentro de geladeira em Niterói

mundo Los Angeles 13/01/25

Sobe para 24 número de mortos em incêndios de Los Angeles

esporte VINÍCIUS-JÚNIOR 13/01/25

Vinícius Júnior negocia compra de time português por 10 milhões de euros

lifestyle Arroz 13/01/25

Cuidado ao reaquecer arroz; pode não ser seguro para sua saúde

lifestyle Ataque cardíaco 13/01/25

Ataque cardíaco: 11 sintomas que você nunca deve ignorar

justica Geovana 13/01/25

Menina desaparece após pegar ônibus para ir visitar a avó em Campo Grande

fama Spencer Treat Clark 13/01/25

Ator de 'Gladiador' perde casa em incêndios de Los Angeles

mundo Ucrânia/Rússia 13/01/25

Zelensky propõe trocar soldados norte-coreanos por ucranianos em Moscou