'Dia da Libertação': Trump anuncia novas tarifas a nível mundial

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, esta quarta-feira (2), novas tarifas às importações norte-americanas

© Reuters

Mundo EUA 02/04/25 POR Notícias ao Minuto

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, esta quarta-feira (2), novas tarifas às importações norte-americanas, no que chamou como "Dia da Libertação".

PUB

 

"Hoje temos notícias muito, muito boas. Estão acontecendo muitas coisas boas para o nosso país", começou o presidente norte-americano em coletiva de imprensa.

"Este é o Dia da Libertação. O dia 2 de abril de 2025 será para sempre recordado como o dia em que a indústria americana renasceu, o dia em que o destino da América foi recuperado e o dia em que começamos a tornar a América novamente rica", atirou.

Donald Trump afirmou que vai assinar uma "ordem executiva histórica que institui direitos aduaneiros recíprocos para países de todo o mundo".

"Isto significa que eles fazem a nós e nós fazemos a eles. Muito simples. Não há nada mais simples do que isso", acrescentou, frisando que esta a "declaração de independência econômica" dos Estados Unidos.

Considerando que os Estados Unidos têm sido "saqueados, pilhados e violados por nações próximas e distantes, amigas e inimigas", Donald Trump lembrou os "cidadãos americanos que trabalham arduamente" e tiveram de "ficar à margem enquanto outras nações enriqueciam e se tornavam poderosas".

"Os nossos contribuintes foram enganados durante mais de 50 anos, mas isso não vai voltar a acontecer", afirmou.

O presidente dos Estados Unidos confirmou uma tarifa de 25% sobre a importação de automóveis já a partir das 00h00 de quinta-feira. "A partir da meia-noite, vamos impor uma tarifa de 25% sobre todos os automóveis fabricados no estrangeiro", anunciou.

Para justificar a sua decisão, Trump explicou que os Estados Unidos impõem "tarifas de 2,5% sobre todos os automóveis fabricados no exterior", enquanto a União Europeia "obriga a pagar mais de 10% e quase 20%". "Os nossos amigos são piores que os nossos inimigos", acusou.

A Casa Branca informou que as novas tarifas devem entrar em vigor no imediato.

Em 4 de março, Trump impôs tarifas de 25% sobre as importações do Canadá e do México, mas estabeleceu uma moratória de um mês sobre os produtos provenientes destes dois países abrangidos pelo acordo de comércio livre entre estes países.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Distrito Federal 13/01/25

Homem morre após tentar estuprar vaca em fazenda no Distrito Federal

mundo EUA 13/01/25

Incêndios devastam Los Angeles, e mansão intacta em Malibu chama atenção

justica Rio de Janeiro 13/01/25

Polícia investiga morte de jovem achado dentro de geladeira em Niterói

mundo Los Angeles 13/01/25

Sobe para 24 número de mortos em incêndios de Los Angeles

esporte VINÍCIUS-JÚNIOR 13/01/25

Vinícius Júnior negocia compra de time português por 10 milhões de euros

lifestyle Arroz 13/01/25

Cuidado ao reaquecer arroz; pode não ser seguro para sua saúde

lifestyle Ataque cardíaco 13/01/25

Ataque cardíaco: 11 sintomas que você nunca deve ignorar

justica Geovana 13/01/25

Menina desaparece após pegar ônibus para ir visitar a avó em Campo Grande

fama Spencer Treat Clark 13/01/25

Ator de 'Gladiador' perde casa em incêndios de Los Angeles

mundo Ucrânia/Rússia 13/01/25

Zelensky propõe trocar soldados norte-coreanos por ucranianos em Moscou