Governo dos EUA prende russa acusada de ser agente do Kremlin

Maria Butina é acusada de ter conspirado para influenciar políticos americanos

© Kevin Lamarque/Reuters

Mundo ESPIONAGEM 16/07/18 POR Folhapress

Uma mulher russa de 29 anos que vive em Washington foi presa e acusada de ser uma agente oculta a serviço do Kremlin, informou o Departamento de Justiça dos EUA nesta segunda-feira (16).

PUB

Maria Butina, estudante da Universidade Americana (com sede na capital), foi detida no domingo (15) e deve continuar presa até uma audiência na próxima quarta-feira (18).

Ela é fundadora do grupo russo de lobby pró-armas Right to Bear Arms (direito de portar armas) e teria conspirado para influenciar políticos e organizações ligados ao tema.  

Segundo nota do Departamento de Justiça dos EUA, ela atuou sob ordens de uma alta autoridade russa que trabalha no Banco Central do país e que é alvo de sanções atualmente impostas pelo governo americano. 

O documento não identifica a autoridade russa, mas a agência de notícias Reuters afirma que se trata de  Alexander Torshin, vice-diretor do Banco Central da Rússia. Nos perfis de Butina nas redes sociais, há diversas imagens dos dois lado a lado. Ele foi sancionado pelo Departamento do Tesouro dos EUA em abril.

Sob ordens de Moscou, ela teria então trabalhado com dois cidadãos americanos para tentar se infiltrar em organizações de defesa do porte de armas, diz a denúncia.  

Não foram divulgados os nomes dos grupos nos quais Butina tentou se infiltrar, mas ela participou de eventos da NRA (Associação Nacional do Rifle), o principal lobby de armas dos Estados Unidos, de acordo com o jornal The New York Times. 

Segundo  a denúncia, ela teria organizado jantares em Washington e Nova York e se reunido com políticos e candidatos em todo o país. Após os encontros, Butina repassava então as informações que tinha descoberto ao governo russo.

Até o momento nem a acusada e nem o Kremlin se manifestaram sobre a questão. O caso foi divulgado no mesmo dia que o presidente russo Vladimir Putin se encontrou com o seu colega americano, Donald Trump. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Distrito Federal 13/01/25

Homem morre após tentar estuprar vaca em fazenda no Distrito Federal

mundo EUA 13/01/25

Incêndios devastam Los Angeles, e mansão intacta em Malibu chama atenção

justica Rio de Janeiro 13/01/25

Polícia investiga morte de jovem achado dentro de geladeira em Niterói

mundo Los Angeles 13/01/25

Sobe para 24 número de mortos em incêndios de Los Angeles

esporte VINÍCIUS-JÚNIOR 13/01/25

Vinícius Júnior negocia compra de time português por 10 milhões de euros

lifestyle Arroz 13/01/25

Cuidado ao reaquecer arroz; pode não ser seguro para sua saúde

lifestyle Ataque cardíaco 13/01/25

Ataque cardíaco: 11 sintomas que você nunca deve ignorar

justica Geovana 13/01/25

Menina desaparece após pegar ônibus para ir visitar a avó em Campo Grande

fama Spencer Treat Clark 13/01/25

Ator de 'Gladiador' perde casa em incêndios de Los Angeles

mundo Ucrânia/Rússia 13/01/25

Zelensky propõe trocar soldados norte-coreanos por ucranianos em Moscou