Parma é punido e volta à elite Italiana com cinco pontos negativos

A punição foi anunciada nesta segunda-feira pela Federação Italiana de Futebol (FIGC, na sigla em italiano)

© Reprodução / Twitter / Parma

Esporte SERIE A 23/07/18 POR Estadao Conteudo

O Parma conseguiu o acesso para a elite do Campeonato Italiano na última temporada, mas fará sua estreia com saldo negativo de cinco pontos. A punição foi anunciada nesta segunda-feira pela Federação Italiana de Futebol (FIGC, na sigla em italiano).

PUB

Também não poderá contar com o atacante Emanuele Calaio, que pegou suspensão de dois anos e foi multado em 20 mil euros (cerca de R$ 90 mil). Calaio foi o ponto central da acusação de uma suposta tentativa de manipulação de resultado do Parma. Quatro dias antes do duelo contra o Spezia, em maio, pela última rodada da Série B, o atacante enviou mensagem para o jogador adversário pedindo que fizesse corpo mole.

O Parma precisava da vitória para garantir o acesso. Calaio enviou quatro mensagens pelo Whatsapp ao zagueiro Filippo de Col, sugerindo que ele e o companheiro de equipe, Claudio Terzi, não jogassem a sério.

Calaio, de 36 anos, se defendeu dizendo que as mensagens eram apenas brincadeiras com um ex-companheiro de time - ele atuou no Spezia entre 2015 e 2016. "Ei Pippein (De Col) é melhor você não dar o seu melhor na sexta-feira, meu amigo", escreveu o atacante. "Diga também ao Claudiein (Terzi) o mesmo", prosseguiu. "Especialmente pela relação que vocês têm comigo".

Sem obter resposta do ex-companheiro de time, Calaio enviou outra mensagem. "De qualquer forma, Pippein, fique tranquilo. Estava só brincando. Para mim não fará muita diferença pois vou me aposentar logo mais".

De Col, de 24 anos, logo que recebeu a mensagem foi mostrar ao técnico do Spezia, que mostrou para a diretoria, que encaminhou para a FIGC. O Parma venceu a partida por 2 a 0 e terminou na segunda colocação da Série B, garantindo o acesso três anos após ter declarado falência.

O Parma emitiu comunicado nesta segunda-feira criticando a decisão da Federação Italiana. "Consideramos a condenação de nosso funcionário Emanuele Calaio anormal em relação ao fatos que levaram ao seu encaminhamento e à investigação. A penalidade foi muito pesada em contraste com julgamentos esportivos recentes", informou.

O clube italiano também informou que entrará com recurso contra a decisão. "Confiamos que a completa falta de conexão do Parma a qualquer atitude ilegal será reconhecido pelo Tribunal Federal de Apelação, ao qual o clube irá recorrer em uma curta questão de tempo, na esperança de encontrar justiça", finalizou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Distrito Federal 13/01/25

Homem morre após tentar estuprar vaca em fazenda no Distrito Federal

mundo EUA 13/01/25

Incêndios devastam Los Angeles, e mansão intacta em Malibu chama atenção

justica Rio de Janeiro 13/01/25

Polícia investiga morte de jovem achado dentro de geladeira em Niterói

mundo Los Angeles 13/01/25

Sobe para 24 número de mortos em incêndios de Los Angeles

esporte VINÍCIUS-JÚNIOR 13/01/25

Vinícius Júnior negocia compra de time português por 10 milhões de euros

lifestyle Arroz 13/01/25

Cuidado ao reaquecer arroz; pode não ser seguro para sua saúde

lifestyle Ataque cardíaco 13/01/25

Ataque cardíaco: 11 sintomas que você nunca deve ignorar

justica Geovana 13/01/25

Menina desaparece após pegar ônibus para ir visitar a avó em Campo Grande

fama Spencer Treat Clark 13/01/25

Ator de 'Gladiador' perde casa em incêndios de Los Angeles

mundo Ucrânia/Rússia 13/01/25

Zelensky propõe trocar soldados norte-coreanos por ucranianos em Moscou