Confira as 5 estações de trem mais bonitas da Europa

Itália aparece no ranking com a Central de Milão

© iStock

1. Estação de St. Pancras (Londres)

Inaugurada em 1868, a estação festejou 150 anos no último 1º de outubro. Projetada por George Gilbert Scott, St Pancreas é um trabalho de arquitetuta gótica vitoriana. Ela foi modernizada em 2007, quando se tornou a nova sede da Eurostar, ligando Londres a Paris e a Bruxelas, e hoje acolhe até hotéis e restaurantes de luxo.

© iStock

2. Amsterdam Central Station (Amsterdã)

Projetada pelo holandês Pierre Cuypers, a estação foi construída em 1889 sobre uma ilha artificial, o que acabou atribuindo a ela a categoria de monumento nacional. Realizada inteiramente com tijolos vermelhos, a faixada em estilo neorenascentista holandês já choca à primeira vista, com decorações que celebram o passado marítimo da cidade.

© iStock

3. Estação de Liège-Guillemins (Liège)

Aberta pela primeira vez em 1842, a estação belga mudou completamente os ares em 2009 com a chegada da alta velocidade. Ela passou por uma repaginada completa assinada pelo espanhol Santiago Calatrava, que, com suas grandes linhas de aço, vidro e cimento, transformou a estação em uma das obras de arquitetura contemporânea mais interessantes do país.

© iStock

4. Estação Central de Antuérpia (Antuérpia)

 Também na Bélgica, essa estação foi construída entre 1895 e 1905, e apresenta uma mistura de estilos como o neobarroco, o neorenascentista e até o art nouveau. O edifício é uma obra do arquiteto Louis de la Censerie e do engenheiro Clement Van Bogaert.

© iStock

5. Estação Central de Milão (Milão)

Inaugurada em 1931, mistura diversos estilos em sua construção, mas o modernismo do século 20 foi sua principal inspiração. Os trabalhos de restruturação em 2005 deram luz a uma beleza que há tempos estava escondida na estação, como os baixo-relevos assinados por grandes escultores italianos. (ANSA)

© iStock

Lifestyle Arquitetura 19/10/18 POR ANSA


Passamos por elas muitas vezes com os olhos no relógio. Podemos ficar ali por horas, estressados por atrasos ou greves, ou perdidos em um abraço de adeus, na alegria de um reencontro. Mas, na era do "slow travel", as estações ferroviárias conquistam maior atenção.

PUB

+ Melhor pizza do mundo leva ameixa, tartufo e embutido

A velocidade perdeu lugar para um turismo feito a pé, de bicicleta, ou que atravesse fronteiras sobre trilhos, que prometa vista de diversos lugares. Da histórica Grand Central, de Nova York, a estação mais congestionada do mundo, com os seus 44 binários, até Mumbai, na Índia, com Chhatrapati Shivaji, tombada como patrimônio da Unesco em 2004.

O site "GoEuro", uma plataforma de viagens que permite procurar e reservar trens, ônibus e voos, elegeu cinco estações ferroviárias como as mais belas da Europa, seja pela arquitetura assinada por grandes designers do passado, quanto pelo estilo e localização que já fazem a viagem valer a pena. Confira na galeria acima. Com informações da Ansa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Distrito Federal 13/01/25

Homem morre após tentar estuprar vaca em fazenda no Distrito Federal

mundo EUA 13/01/25

Incêndios devastam Los Angeles, e mansão intacta em Malibu chama atenção

justica Rio de Janeiro 13/01/25

Polícia investiga morte de jovem achado dentro de geladeira em Niterói

mundo Los Angeles 13/01/25

Sobe para 24 número de mortos em incêndios de Los Angeles

esporte VINÍCIUS-JÚNIOR 13/01/25

Vinícius Júnior negocia compra de time português por 10 milhões de euros

lifestyle Arroz 13/01/25

Cuidado ao reaquecer arroz; pode não ser seguro para sua saúde

lifestyle Ataque cardíaco 13/01/25

Ataque cardíaco: 11 sintomas que você nunca deve ignorar

justica Geovana 13/01/25

Menina desaparece após pegar ônibus para ir visitar a avó em Campo Grande

fama Spencer Treat Clark 13/01/25

Ator de 'Gladiador' perde casa em incêndios de Los Angeles

mundo Ucrânia/Rússia 13/01/25

Zelensky propõe trocar soldados norte-coreanos por ucranianos em Moscou