Mau hálito nem sempre é problema da boca. Pode ser 'inimigo silencioso'
Jamais ignore.

© Shutterstock

Lifestyle diabetes
Hálito 'frutado' que não passa, pode ser sinal de diabetes tipo 1, uma doença crônica 'silenciosa' que atinge todas as idades e ambos os gêneros, alerta o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido.
A diabetes caracteriza-se pelo aumento da glicose no sangue, dando origem à hiperglicemia. A diabetes tipo 1 "é muito menos frequente", começa por explicar a rede de saúde CUF. "Resulta essencialmente da destruição súbita e irreversível das células pancreáticas, geralmente por inflamação autoimune."
Face à ausência de produção de insulina, "o doente tem de administrar este hormônio de forma artificial por toda a vida", lembra a Médis.
O grupo Lusíadas Saúde acrescenta que "surge, na maioria das vezes, em crianças ou adultos jovens". No entanto, ressalva, "pode surgir em qualquer idade. A influência genética e infecções virais na infância são fatores de risco.
A que outros sintomas deve estar atento para evitar outras complicações, como pé diabético, doenças cardiovasculares, doença renal diabética e retinopatia diabética? Ei-los:
- Sede excessiva e boca seca;
- Ter sempre fome;
- Cansaço;
- Visão turva;
- Urinar com muita frequência;
- Infceções sucessivas;
- Feridas que levam muito tempo para curar