Riscos de descongelar peixes embalados a vácuo: entenda o alerta
É importante destacar que esse risco é específico para peixes embalados a vácuo. Outros alimentos, como carnes e vegetais, não apresentam o mesmo problema

© Shutterstock

Lifestyle Segurança alimentar
O peixe embalado a vácuo é uma opção prática e bastante comum nos supermercados, facilitando o transporte e armazenamento. Além de economizar espaço no congelador, esse tipo de embalagem também preserva a qualidade do alimento. No entanto, especialistas alertam que o descongelamento dentro dessa embalagem pode representar um risco à saúde.
O site Well+Good consultou Alyssa Pilot, especialista em segurança alimentar, que explicou os perigos dessa prática. Segundo ela, o ambiente de baixo oxigênio criado pelo vácuo pode favorecer a proliferação da bactéria Clostridium botulinum, responsável pelo botulismo, uma doença grave que afeta o sistema nervoso e pode ser fatal se não tratada rapidamente.
"Essas bactérias podem crescer e produzir toxinas em alimentos embalados a vácuo, enlatados ou conservados. Deixar peixes embalados a vácuo descongelando na geladeira pode aumentar o risco de formação dessas toxinas", explica a especialista.
Para evitar esse problema, a recomendação é remover o peixe da embalagem antes de descongelá-lo na geladeira. Dessa forma, o contato com o oxigênio ajuda a impedir o crescimento da bactéria.
É importante destacar que esse risco é específico para peixes embalados a vácuo. Outros alimentos, como carnes e vegetais, não apresentam o mesmo problema.
Leia Também: Saiba como descongelar alimentos da forma correta e evitar riscos à saúde
Leia Também: As nove coisas que deve evitar fazer ao descongelar a carne