Meteorologia

  • 06 ABRIL 2025
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sintomas do câncer que afetou os últimos anos de vida de Val Kilmer

Nos últimos anos, o astro travava uma longa batalha contra um câncer de garganta, diagnosticado em 2014

Sintomas do câncer que afetou os últimos anos de vida de Val Kilmer
Notícias ao Minuto Brasil

07:00 - 02/04/25 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Câncer

O ator norte-americano Val Kilmer morreu nesta terça-feira (1º), aos 65 anos, em decorrência de uma pneumonia. Nos últimos anos, o astro travava uma longa batalha contra um câncer de garganta, diagnosticado em 2014, que comprometeu seriamente sua saúde e afetou diretamente sua capacidade de falar.

 

Apesar de ter anunciado em 2021 que estava curado da doença, Kilmer passou por diversos tratamentos agressivos e perdeu parcialmente a voz. Em sua emocionante participação no filme Top Gun: Maverick (2022), a produção precisou recorrer à inteligência artificial para recriar digitalmente sua voz, devido às sequelas da doença.

Segundo a Cleveland Clinic, o câncer de garganta pode envolver diferentes regiões, como a laringe (cordas vocais), faringe e amígdalas. Os sintomas mais comuns incluem dor de garganta persistente, dificuldade para engolir, alterações na voz, tosse com sangue, dor de ouvido e perda de peso inexplicada. Em estágios iniciais, o tumor pode não apresentar sinais claros, o que dificulta o diagnóstico precoce.

Fatores de risco incluem histórico familiar da doença, tabagismo, consumo excessivo de álcool, infecção pelo vírus HPV (papilomavírus humano) e exposição prolongada a substâncias químicas tóxicas. Caso os sintomas persistam por mais de duas semanas, especialistas recomendam procurar avaliação médica.

Situação no Brasil

No Brasil, o câncer de laringe – uma das formas mais comuns de câncer de garganta – é o segundo tumor de cabeça e pescoço mais frequente em homens, atrás apenas do câncer de boca. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para 2023/2025 é de cerca de 7.000 novos casos por ano, sendo mais comum em homens acima dos 40 anos.

Ainda de acordo com o INCA, o tabagismo é responsável por aproximadamente 95% dos casos de câncer de laringe no país, sendo considerado o principal fator de risco. O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura, mas a doença ainda é detectada em estágios avançados em muitos casos.

Leia Também: Morre o ator Val Kilmer, astro de 'Top Gun' , aos 65 anos

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório