Vídeos mostram destruição causada por terremoto de magnitude 7.7
O epicentro foi localizado a 16 km a noroeste da cidade de Mandalay, a uma profundidade de apenas 10 km, o que aumentou a intensidade dos impactos.

© Getty Images

Mundo Mianmar
Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu a região central de Mianmar nesta sexta-feira (28), provocando destruição e deixando milhares de mortos e feridos. O epicentro foi localizado a 16 km a noroeste da cidade de Mandalay, a uma profundidade de apenas 10 km, o que aumentou a intensidade dos impactos.
De acordo com a TV estatal de Mianmar, o país contabiliza mais de mil mortos e 2.376 feridos. O tremor também foi sentido em regiões da Tailândia e da China. Na Tailândia, nove mortes foram confirmadas, e equipes de resgate trabalham para localizar 117 pessoas desaparecidas nos escombros de um arranha-céu que desabou na capital, Bangkok.
O terremoto causou danos em infraestruturas como estradas, pontes e edifícios. Mandalay, uma das cidades mais afetadas, enfrenta destruição significativa, enquanto as buscas por sobreviventes continuam. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram imagens de edifícios colapsados, moradores assustados e equipes de emergência tentando acessar áreas de difícil alcance.
INCREDIBLE VIDEO SHOWS THE MOMENTS WHEN A ROOFTOP POOL IN EARTHQUAKE ZONE EMPTIES ONTO A ROAD... PEOPLE ARE SWEPT OFF THEIR FEEL #Earthquake shaking felt across much of southern Asia following a major 7.7 earthquake that rocked #Myanmar #MyanmarEarthquake pic.twitter.com/KZTpRAZZEX
— Mike Masco (@MikeMasco) March 28, 2025
Death toll from Myanmar earthquake could reach 10,000..That’s the estimate from experts currently working on clearing the rubble.#earthquake #Myanmar #แผ่นดินไหว #Thailand #Myanmarquake #Myanmarearthquake Bangkok #မြန်မာ #ဧရာဝတီ #မန္တလေး #ငလျင် #ပြိုကျ #ရွှေဘုန်းရှိန်ဗလီ pic.twitter.com/sgRqzUkDPz
— Anil Kumar Verma (@AnilKumarVerma_) March 29, 2025
this is how 5-storey monastery building immediately fell down due to strong earthquake
— Apricity Chen Zheyuan Only Focus on 陈哲远 (@czy1029scorpio) March 29, 2025
Not only housings but also our heritages and pagodas were damaged. There are still many people who can’t be evacuated from the damaged buildings .#MyanmarEarthquake pic.twitter.com/aoBOjmgCk8
Especialistas alertam para a possibilidade de liquefação do solo em áreas vulneráveis, o que poderia agravar os danos. Equipes de resgate e ajuda humanitária trabalham para atender às necessidades das comunidades afetadas enquanto a região se recupera do desastre.
Leia Também: EUA alertam para risco de 'liquefação' em Mianmar; entenda o que é
Leia Também: Vítimas de terremoto em Myanmar sobem para 694 mortos e 1.670 feridos