Meteorologia

  • 19 JANEIRO 2025
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Choque entre nuvem de gás e Via Láctea deve criar novas estrelas

A nuvem, que possui quantidade de hidrogênio suficiente para criar 2 milhões de estrelas do tamanho do nosso Sol, se move pelo espaço a cerca de 300 km/s

Choque entre nuvem de gás e Via Láctea
deve criar novas estrelas
Notícias ao Minuto Brasil

06:50 - 27/11/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Universo

Existem diversas nuvens de gás orbitando a Via Láctea. Uma das primeiras a ser observada foi a Nuvem Smith, descoberta por Gail Smith em 1963. Essa nuvem surpreendeu os astrônomos por estar em rota de colisão com a Via Láctea. Agora, uma pesquisa da Nasa traz novas descobertas. A Nuvem Smith está, na realidade, voltando em direção à Via Láctea, após ter sido catapultada no espaço pela nossa própria galáxia.

De acordo com o site UOL, a nuvem, que possui quantidade de hidrogênio suficiente para criar 2 milhões de estrelas do tamanho do nosso Sol, se move pelo espaço a cerca de 300 km/s. No momento do impacto com um dos braços de nossa galáxia, uma explosão brilhante poderá levar à formação de novas estrelas.

O choque ocorrerá apenas daqui a 30 milhões de anos e provocará no máximo um leve "arranhão" na Via Láctea. A Nuvem de Smith é minúscula em comparação com a espiral de estrelas gigante que compõe a nossa galáxia.

Leia também: Disco voador quebrado é visto em Marte após Nasa divulgar imagens

Campo obrigatório