Itens do dia a dia que parecem inofensivos, mas podem ser perigosos

Cuidado com esses itens que podem ser fatais

Itens do dia a dia que parecem inofensivos, mas podem ser perigosos

A casa deveria ser nosso porto seguro. Mas há várias coisas nesse espaço que podem realmente ser perigosas, especialmente se não forem mantidas adequadamente. O que não falta são objetos cheios de perigos ocultos que a gente realmente precisa usar com cautela. E não é apenas para proteger a nós mesmos, mas também nossos filhos e animais de estimação.

De escadas a eletrônicos, leia sobre as muitas coisas perigosas dentro de casa para ficar de olho. Clique na galeria.

©

Shutterstock

Escadas

Quedas estão na posição número um entre os acidentes mais comuns relacionado à casa. E elas são frequentemente causadas por escadas. Para manter as coisas seguras, certifique-se de instalar corrimãos e boa iluminação. Além disso, para famílias com crianças, instale portões de segurança na parte superior e inferior das escadas.

©

Shutterstock

Cabos de extensão

Cabos de extensão defeituosos podem ser super inflamáveis. Se possível, não economize no custo de um cabo de extensão. E certifique-se de substituir algum que esteja danificado imediatamente.

©

Shutterstock

Janelas

Janelas não seguras são um perigo real para as crianças. As telas de janela podem ajudar a evitar quedas acidentais, mas certifique-se de que elas venham com um botão de liberação de emergência para coisas como incêndios domésticos. Além disso, certifique-se de que não há móveis perto de uma janela que as crianças possam escalar.

©

Shutterstock

Umidificadores

Umidificadores podem ser bons, mas, se não forem limpos adequadamente, provavelmente estão fazendo mais mal do que bem. Quando deixados sem uso por muito tempo, eles podem se tornar uma encubadora de mofo. E, quando ligados, sopram as bactérias diretamente no ar que você respira.

©

Shutterstock

Fornos

Apesar de qualquer pessoa na cozinha estar em risco de arrumar uma queimadura, o perigo é maior com as crianças. Mantenha os pequenos seguros e livres de queimaduras, nunca os deixando sozinhos na cozinha.

©

Shutterstock

Banheiras

As banheiras podem ser uma fonte inesperada de perigo, pois as crianças podem se afogar nelas. Felizmente, isso pode ser facilmente evitado simplesmente mantendo um olho nas crianças durante a hora do banho.

©

Shutterstock

Secadoras

Secadoras podem representar um perigo para as crianças pequenas que se encaixam dentro delas, mas elas também podem ser um risco de incêndio para toda a família. Para reduzir o risco de um incêndio, certifique-se sempre de que o seu apanhador de fiapos está livre de fiapos. Além disso, se a sua unidade estiver muito perto da parede, isso pode obstruir o fluxo de ar através do duto, o que pode levar a um incêndio.

©

Shutterstock

Árvores de Natal

As árvores de Natal podem pegar fogo muito rapidamente, especialmente as naturais. Árvores de Natal artificiais também podem queimar, mas são menos propensas a pegar fogo.

©

Shutterstock

Panelas antiaderentes

Embora seja bom não ter que deixar as panelas de molho durante a noite, a fácil manutenção das antiaderentes tem um custo. O politetrafluoroetileno, o revestimento que torna os produtos "antiaderentes", libera gases quando aquecido. Estes gases têm sido associados ao câncer e a outros efeitos nocivos para a saúde.

©

Shutterstock

Naftalina

As bolas de naftalina podem ser um pouco antigas, mas ainda podem representar um perigo se você as tiver por aí. Usadas para afastar traças e outros insetos das roupas, elas também não são ótimas para os seres humanos. Devido ao risco de ingestão por crianças ou animais de estimação, considere não uitilizá-las.

©

Shutterstock

TVs de tela plana

Muitas crianças foram levadas às pressas para o hospital devido a ferimentos causados pela queda de um aparelho de TV. E, à medida que o dispositivo fica cada vez mais fino, os problemas de equilíbrio tornam-se cada vez maiores. Certifique-se de que o televisor está corretamente montado na parede utilizando um suporte de alta qualidade.

©

Shutterstock

Facas

As facas podem ser um risco de perigo em quase todas as idades. Uma criança manuseando uma faca pode potencialmente levar a ferimentos. No entanto, acidentes de corte envolvendo adultos ainda são uma das lesões mais comuns na cozinha.

©

Shutterstock

Desengordurantes

Muitos desses produtos de limpeza contêm álcalis cáusticos, que são perigosos quando inalados. Eles podem danificar seu trato gastrointestinal e sistema respiratório.

©

Shutterstock

Inseticidas

No final das contas, os inseticidas são um veneno. E respirar esses produtos químicos é ruim para sua saúde. Ao pulverizar, ventile sua casa para limitar a inalação da fumaça.

©

Shutterstock

Ventiladores de teto

Quando não montados corretamente, os ventiladores de teto representam um risco para os proprietários. Eles podem cair em cima de alguém, o que pode levar a ferimentos graves ou até mesmo à morte.

©

Shutterstock

Produtos de limpeza de vaso sanitário

Os ingredientes corrosivos utilizados em produtos ácidos podem causar queimaduras na pele e nos olhos. Eles também são extremamente perigosos quando misturados com outros tipos de produtos de limpeza.

©

Shutterstock

Impressoras

Uma pesquisa publicada pela American Chemical Society analisou o material particulado emitido por impressoras domésticas. Os estudos sugeriram que ele é semelhante ao que é liberado em um cigarro.

©

Shutterstock

Lâmpadas fluorescentes compactas

Esse tipo de lâmpada só é um perigo quando quebra, pois emite uma pequena quantidade de mercúrio no ar, o que pode ser perigoso.

©

Shutterstock

Estantes de livros

Estantes de livros podem ser um enorme perigo para aqueles com crianças pequenas, que muitas vezes tentam escalá-las. Se a estante estiver instável, ela pode cair e ferir alguém ou a criança pode cair por conta própria.

©

Shutterstock

Água sanitária

A água sanitária é um produto químico extremamente perigoso que quase todo mundo tem em casa. Não só a ingestão dela causará problemas internos e fatalidades, como também aumentará o risco de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

©

Shutterstock

Cobertores elétricos

Esse é um item não muito comum na maior parte do Brasil, já que não temos um frio tão severo. De toda forna, eletricidade e cobertores não são uma boa combinação. Houve relatos de pessoas com insolação devido ao uso desse produto. Alguns também acreditam que cobertores elétricos podem levar a problemas reprodutivos.

©

Shutterstock

Tinta descascando

Casas mais antigas, dos anos 70 ou de antes, podem ter tinta à base de chumbo, o que é perigoso quando a tinta começa a descamar. A inalação dessas partículas pode levar ao envenenamento por chumbo, especialmente em mulheres grávidas e crianças.

©

Shutterstock

Velas

As velas são outro item perigoso que não deve ser deixado sem supervisão. Além disso, velas perfumadas que ficam acesas por muito tempo podem emitir produtos químicos como formaldeído, destilados de petróleo, álcool e ésteres. Estes podem causar problemas de saúde como dores de cabeça, tonturas e sintomas de alergia. Eles também estão ligados a certos tipos de câncer.

©

Shutterstock

Travesseiros

Travesseiros sujos podem representar um risco para a saúde, pois podem desenvolver fungos. Os fungos nos travesseiros podem causar sintomas graves de alergia, asma e outros problemas respiratórios.

©

Shutterstock

Aquecedores de ambiente

Os aquecedores de ambiente podem representar seriamente um risco de segurança, por causa da sua capacidade de causar incêndios. E, embora possam ser uma necessidade em alguns lugares mais frios, precisam ser observados de perto. Quando em uso, mantenha-o a pelo menos um metro de distância de objetos inflamáveis. Além disso, nunca deixe que ele funcione sem supervisão.

©

Shutterstock

Escadas e banquinhos

Escadas e banquinhos podem ser uma fonte de perigo para as pessoas em casa. Quedas podem resultar em uma visita à sala de emergência e até morte. Portanto, certifique-se sempre de que sua escada esteja segura.

©

Shutterstock

Lareiras a gás

Uma lareira a gás apresenta uma série de riscos. Elas podem ser perigosas para animais de estimação e crianças pequenas, além do risco de objetos próximos pegarem fogo. Outro perigo potencial das lareiras a gás é o envenenamento por monóxido de carbono. Certifique-se de que a lareira está devidamente ventilada e nunca é usada sem vigilância.

©

Shutterstock

Polidor de móveis e manchas

Os polidores de móveis e manchas que não são à base de vegetais ou óleo podem ser perigosos, pois são altamente inflamáveis. Contendo produtos químicos como fenol e nitrobenzeno, eles têm sido associados ao câncer de pele quando absorvidos pela pele.

©

Shutterstock

Aquecedores

Se o aquecedor de água não estiver com a manutenção em dia, pode representar o risco de envenenamento por monóxido de carbono. Para mantê-lo seguro, faça com que seja inspecionado por um profissional pelo menos uma vez por ano.

©

Shutterstock

Retardador de chama

Muitas vezes encontrados em sofás, colchões e carpetes antigos, os produtos químicos retardadores de chama têm sido associados à infertilidade, defeitos congênitos, câncer e problemas do sistema imunológico.

Fontes: (House Beautiful) (ALOT Living)

©

Shutterstock

Lifestyle Cuidados 14/01/25 POR Notícias Ao Minuto


A casa deveria ser nosso porto seguro. Mas há várias coisas nesse espaço que podem realmente ser perigosas, especialmente se não forem mantidas adequadamente. O que não falta são objetos cheios de perigos ocultos que a gente realmente precisa usar com cautela. E não é apenas para proteger a nós mesmos, mas também nossos filhos e animais de estimação.

PUB

De escadas a eletrônicos, leia sobre as muitas coisas perigosas dentro de casa para ficar de olho. Clique na galeria.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Alimentos 14/01/25

Quatro alimentos que 'sugam' o açúcar do sangue e ajudam na perda de peso

Lifestyle Saúde 14/01/25

Conheça os riscos à saúde causados pelo uso de cosméticos vencidos

Lifestyle Alimentação 14/01/25

Quatro alimentos que não deve guardar na geladeira

Lifestyle Ataque cardíaco 14/01/25

Ataque cardíaco: 11 sintomas que você nunca deve ignorar

Lifestyle Delícia 14/01/25

Receita: Penne ao molho de queijo e linguiça

Lifestyle Cuidados 14/01/25

Itens do dia a dia que parecem inofensivos, mas podem ser perigosos

Lifestyle Dicas e truques de limpeza 14/01/25

O truque que ajuda a remover o bolor das paredes em minutos

Lifestyle Saúde mental 14/01/25

Conheça cinco chás que atuam como ansiolíticos naturais

Lifestyle Carreira 13/01/25

O que não fazer ao procurar emprego: os erros mais comuns