Erraram feio! Filmes que imaginaram um futuro completamente diferente
Quando o cinema não entendeu nada
Erraram feio! Filmes que imaginaram um futuro completamente diferente
Muitos cineastas criaram filmes futuristas que preveem como serão os próximos anos. No caso de filmes mais antigos, onde essas datas futuras já aconteceram, é claro que uma boa história nem sempre equivale a uma previsão realista. Afinal, carros voadores, alienígenas e máquinas do tempo ainda não fazem parte da nossa realidade, né?
Por isso, vamos dar uma olhada nos filmes que previram o futuro e erraram total e completamente. Clique na galeria para começar.
©
NL Beeld
'Eu Sou A Lenda' (2007)
Este filme se passa em uma Manhattan pós-apocalíptica em 2012. Will Smith interpreta o único sobrevivente depois que um vírus mortal extermina a humanidade, deixando as pessoas infectadas como monstros parecidos com zumbis. Na Times Square, vemos um filme 'Batman vs Superman' em um outdoor, embora esse filme não tenha sido lançado até 2016.
©
NL Beeld
'1984' (1954)
A adaptação de 1954 do livro '1984' de George Orwell prevê um super-estado totalitário chamado Airstrip One, formado após uma guerra global. Esta sociedade está sob constante vigilância por uma figura conhecida como "Big Brother", simbolizando o controle opressivo sobre todos os cidadãos.
©
NL Beeld
'Timecop - O Guardião do Tempo' (1994)
Este filme ambientado em meados dos anos 90 segue um policial que cuida da viagem no tempo, com Jean Claude Van Damme no papel principal. Embora seja um filme brilhante, uma coisa que definitivamente deu errado é a própria viagem no tempo.
©
NL Beeld
'Fuga de Nova York' (1981)
Este filme se passa em 1997 nos EUA, onde as taxas de criminalidade subiram mais de 400%, levando Manhattan a ser transformada em uma prisão de alta segurança.
©
Getty Images
'Os 12 Macacos' (1995)
Este filme segue um prisioneiro do futuro que é enviado de volta no tempo para 1995. Ele recebe a promessa de liberdade se puder coletar informações sobre um vírus que devastou a humanidade em 1996. Tanto a viagem no tempo quanto o surto do vírus foram previsões falhadas.
©
NL Beeld
'2001 - Uma Odisséia no Espaço' (1968)
Este filme brilhante segue um cientista e seus companheiros de tripulação em uma missão exploratória no ano de 2001, auxiliados por HAL 9000, uma IA que eventualmente se volta contra eles. Embora o filme tenha previsto uma tecnologia avançada de inteligência artificial no início dos anos 2000, a IA do mundo real não foi desenvolvida na época. Outra imprecisão notável é o uso da companhia aérea Pan Am no início, pois, na realidade, a Pan Am acabou falindo e finalizando suas operações em 1991.
©
Getty Images
'V de Vingança' (2005)
Este filme não especifica um ano claramente, mas parece ser ambientado em meados da década de 2020. De qualquer forma, podemos dizer com segurança que não viveremos na Londres distópica retratada no filme.
©
NL Beeld
'O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final' (1991)
'O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final' prevê um futuro sombrio para 1997, onde a humanidade enfrenta a devastação após o Dia do Julgamento, desencadeado pelo desastre nuclear da Skynet. Evidentemente, as máquinas não tomaram o poder e a humanidade não foi exterminada por armas nucleares... Ainda.
©
Getty Images
'Blade Runner, o Caçador de Andróides' (1982)
'Blade Runner' é um filme de ficção científica distópico centrado em inteligência artificial e foi elogiado por sua representação realista de um mundo futurista quando foi lançado. Ambientado em 2019 em Los Angeles, o filme retrata carros voadores e robôs vagando pelas ruas, previsões que ainda não se concretizaram.
©
Getty Images
'Gattaca - Experiência Genética' (1997)
'Gattaca - Experiência Genética' é um drama de ficção científica subestimado ambientado em um futuro distante não especificado. Na vida real, os cientistas já estão estudando a modificação genética, com o objetivo de descobrir curas e melhorar a qualidade de vida. Felizmente, porém, ainda estamos longe da estrutura social opressiva retratada no filme.
©
NL Beeld
'2012' (2009)
Este filme de 2009 retratou um desastre de fim do mundo que deveria acontecer apenas alguns anos no futuro. Felizmente, o mundo não acabou em 2012. Ou será que acabou e estamos todos numa espécie de limbo?
©
NL Beeld
'Rollerball - Os Gladiadores do Futuro' (1975)
'Rollerball - Os Gladiadores do Futuro' se passa em 2018, imaginando um mundo onde as corporações substituíram governos, eliminando a guerra, mas introduzindo jogos hiperviolentos como substitutos, semelhante a 'Jogos Vorazes' (2012). Esses jogos brutais servem como entretenimento para os espectadores, mas são perigosos para os jogadores. Na realidade, 2018 veio e passou sem que as corporações substituíssem as nações e, infelizmente, as guerras ainda continuam em todo o mundo.
©
Getty Images
'De Volta para o Futuro 2' (1989)
No segundo filme 'De Volta para o Futuro', Marty e Doc viajam para 21 de outubro de 2015, onde encontram skates que flutuam, carros voadores e sapatos que se amarram sozinhos. Bem, 2015 veio e passou... E, embora não tenhamos visto essas tecnologias ainda, algumas previsões tecnológicas se tornaram realidade: controles de TV ativados por voz e chamadas de vídeo.
©
NL Beeld
'Laranja Mecânica' (1971)
'Laranja Mecânica' apresenta uma visão distinta de um futuro distópico onde gangues de adolescentes vestidos de forma estranha cometem atos indescritíveis de violência. Embora o filme não especifique o ano, é baseado em um livro de Anthony Burgess, que revelou em seu diário que se passa na década de 1980.
©
NL Beeld
'2019 - O Ano da Extinção' (2009)
'2019 - O Ano da Extinção', como o próprio título sugere, se passa em 2019, retratando um mundo onde os vampiros se tornaram a espécie dominante, ameaçando a existência da humanidade. Felizmente, na realidade, os vampiros não dominaram o planeta.
©
NL Beeld
'O Sobrevivente' (1987)
Situado em 2017 na distópica Los Angeles, um governo fascista usa um game show para eliminar condenados problemáticos e prisioneiros políticos, com a ajuda de um produtor de TV corrupto. Felizmente, nada disso ocorreu em 2017, mantendo-o puramente no reino da ficção.
©
NL Beeld
'A Ilha' (2005)
'A Ilha' se passa em 2019 e gira em torno do tema de humanos sendo clonados e mantidos em uma ilha para que partes de seus corpos sejam colhidas por aqueles de quem foram clonados. Felizmente, esse cenário não está acontecendo em lugar nenhum, nem é provável que ocorra no futuro.
©
NL Beeld
'Freejack: Os Imortais' (1992)
'Freejack: Os Imortais' se passa em 2009 e segue um motorista, prestes a morrer em 1991, que é inesperadamente transportado para o futuro. Nessa visão sombria de 2009, bilionários ricos colhem corpos jovens do passado, implantando suas mentes neles para alcançar a vida eterna. Um conceito que felizmente não se tornou realidade.
©
NL Beeld
'Westworld - Onde Ninguém Tem Alma' (1973)
'Westworld - Onde Ninguém Tem Alma' se passa por volta de 1983, em um mundo povoado por andróides. Embora estejamos testemunhando avanços na robótica hoje, certamente não temos robôs tão sofisticados quanto os retratados no filme.
©
NL Beeld
'Akira' (1988)
'Akira' é um anime futurista ambientado no final dos anos 2010. Curiosamente, o personagem principal acorda sob um estádio no início do filme, uma estrutura que mais tarde foi construída em Tóquio para os Jogos Olímpicos de 2020.
©
NL Beeld
'Estranhos Prazeres' (1995)
'Estranhos Prazeres' se passa apenas quatro anos no futuro e retrata uma distopia de alta tecnologia. O filme apresenta uma visão extrema de Los Angeles às vésperas do ano 2000, onde gangues dominam as ruas e os ricos são transportados em limusines blindadas.
©
NL Beeld
'O Homem Duplo' (2006)
Situado em 2023, este filme estilo anime de Richard Linklater explora a ascensão generalizada da tecnologia em nossas vidas. Embora possamos não ter scanner holográfico ou uma droga chamada Substância D, a crescente presença de segurança de alta tecnologia e tecnologia avançada é inegavelmente real.
©
NL Beeld
'O Segredo do Abismo' (1989)
James Cameron, conhecido por seu fascínio pela exploração subaquática, dirigiu este filme de ficção científica ambientado em 1994. Embora não apresente tecnologia futurista, envolve alienígenas, tornando-o mais uma aventura clássica de ficção científica do que um olhar para o futuro.
©
NL Beeld
'Barb Wire - A Justiceira' (1996)
'Barb Wire - A Justiceira' , estrelado por Pamela Anderson, se passa em 2017 durante uma guerra civil americana imaginária. Embora uma guerra civil real não tenha ocorrido, é justo dizer que o período viu uma divisão intensificada no país.
©
NL Beeld
'Corrida da Morte - Ano 2000' (1975)
'Corrida da Morte - Ano 2000' se passa 25 anos após a data de seu lançamento, o que se reflete no título do filme. A história apresenta uma corrida de cross-country transformada em uma forma brutal de entretenimento televisivo.
©
NL Beeld
'Túnel Transatlântico' (1935)
Esse filme gira em torno de uma tentativa de construir um túnel subaquático transatlântico da Inglaterra para os Estados Unidos, que ainda não se tornou realidade. Ele também faz referência ao túnel que cruza com sucesso o Canal da Mancha e foi construído muito depois do lançamento do filme.
©
NL Beeld
'Missão: Marte' (2000)
Este filme de ficção científica se passa em 2020, um período de tempo que parecia plausível em 2000. A narrativa segue a vida de uma tripulação de quatro pessoas enviada a Marte, mas um desastre deixa apenas um sobrevivente. À medida que uma missão de resgate se desenrola, ela revela que Marte pode suportar alguma forma de vida.
©
NL Beeld
'Até o Fim do Mundo' (1991)
Situado na virada do século XXI, este filme épico segue a vida de vários personagens que viajam ao redor do mundo, enquanto a população mundial se prepara para o final iminente do século.
Fontes: (Yard Barker) (ScreenRant) (Collider) (The Wrap) (IMDB) (CRB)(Cinema Blend)
©
NL Beeld
Cultura
Cinema
17/01/25
POR Notícias Ao Minuto
Muitos cineastas criaram filmes futuristas que preveem como serão os próximos anos. No caso de filmes mais antigos, onde essas datas futuras já aconteceram, é claro que uma boa história nem sempre equivale a uma previsão realista. Afinal, carros voadores, alienígenas e máquinas do tempo ainda não fazem parte da nossa realidade, né?
Por isso, vamos dar uma olhada nos filmes que previram o futuro e erraram total e completamente. Clique na galeria para começar.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA