País tem 4 mortes confirmadas por dengue em 2025 e investiga mais 62

O diretor de Saúde Cervantes da Silva Garcia destacou a importância da vacina contra a dengue

© <p>Shutterstock</p>

Brasil Saúde 17/01/25 POR Agência Brasil

O óbito em Guaíra ocorreu na última terça-feira (14) e foi confirmado ontem pela prefeitura, que divulgou nota informando que intensificará as medidas de prevenção no município, que reforçou a importância da participação da população para frear a doença. "De acordo com a Prefeitura, diretorias e departamentos foram mobilizados para ampliar as ações de prevenção. "Estamos realizando visitas domiciliares, inspeções casa a casa e [passando] orientações diretas aos moradores", informou o diretor de Saúde, Cervantes da Silva Garcia.

PUB

 

Ele também destacou a importância da vacina contra a dengue, disponível em todos os postos de saúde para jovens entre 10 e 14 anos, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. "Vale lembrar que a vacina não substitui as medidas de prevenção, pois o mosquito também é vetor de outras doenças, como zika e chikungunya", afirmou.

O município de Guaíra tem cerca de 40 mil habitantes e está localizado no norte do estado, próximo da divisa com Minas Gerais e de cidades grandes da região, como Ribeirão Preto e Barretos. A prefeitura informou que há registro de 494 casos notificados, dos quais 183 negativos, 104 positivos e 207 suspeitos. Há duas pessoas internadas na UTI (unidade de terapia intensiva) da Santa Casa de Misericórdia local.

A informação sobre a morte confirmada em Guaíra ainda não aparece na ferramenta estadual de monitoramento, que indica 56 óbitos em investigação e nenhum confirmado, apesar de haver 39 mil casos prováveis da doença este ano.Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informou que "monitora, de forma contínua, o cenário da dengue e outras arboviroses no estado, considerando indicadores importantes para a avaliação do comportamento da epidemia". Os dados de casos e óbitos pela doença são extraídos do Sistema de Informação de Notificação de Agravos do Ministério da Saúde, no qual os municípios são responsáveis pelas notificações e investigações. Os resultados são atualizados diariamente e disponibilizados em boletins e painéis informativos no portal dengue.saude.sp.gov.br. Divergências de dados podem ocorrer por causa da periodicidade da atualização e de possíveis alterações nas fichas de notificação de casos preenchidas pelos municípios.

A pasta estadual anunciou seu Plano de Contingência das Arboviroses Urbanas para o biênio 2025/2026 na última quarta-feira (15), quando reafirmou que o estado tem circulação confirmada dos sorotipos 1, 2 e 3 da doença, com maior prevalência do último. O estado também mantém atenção para surto de gastroenterite no litoral e para o avanço de casos de febre amarela em ambientes rurais nas regiões de Campinas e Ribeirão Preto.

Leia Também: Em um ano, apenas 10,6% do público-alvo completou esquema vacinal contra dengue em SP

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Brasil São Paulo 17/01/25

Helicóptero cai na região de Caieiras, em SP; duas pessoas são resgatadas com vida

Brasil Loteria 16/01/25

Confira o resultado do concurso 2816 da Mega-Sena desta quinta (16)

Brasil Saúde 17/01/25

País tem 4 mortes confirmadas por dengue em 2025 e investiga mais 62

Brasil Pesquisa 16/01/25

Mais da metade das crianças e adolescentes brasileiros vivem na pobreza, diz Unicef

Brasil Justiça 16/01/25

Justiça rejeita ação de Damares contra resolução que trata de aborto legal em menores

Brasil CLIMA-SP 16/01/25

São Paulo deve ter intensas pancadas de chuva nesta quinta (16)

Brasil UNIVERSIDADE-SP 16/01/25

Fuvest divulga na sexta (17) aprovados na 1ª chamada do processo seletivo Enem-USP 2025

Brasil Sisu 17/01/25

Inscrições para o Sisu 2025 começam nesta sexta-feira

Brasil LULA-AMBIENTE 16/01/25

Lula deve se comprometer com fim de combustíveis fósseis, diz ONG de direitos humanos

Brasil São Paulo 16/01/25

Em um ano, apenas 10,6% do público-alvo completou esquema vacinal contra dengue em SP