Mais uma vez, Brasil vence maratona da NASA

O Brasil está em festa pois 3 equipes brasileiras estão dentre as 10 melhores na maior maratona de tecnologia do mundo, o NASA SPACE APPS CHALLENGE

© <p>Getty Images</p>

Tech Desafio Há 6 Horas POR Folhapress

O Brasil está em festa pois 3 equipes brasileiras estão dentre as 10 melhores na maior maratona de tecnologia do mundo, o NASA SPACE APPS CHALLENGE.

PUB

 

Uma das equipes vencedoras é a de estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mas escolheram competir por Maceió - AL. Eles alcançaram um feito histórico ao desenvolver um projeto que visa detectar com precisão o início de eventos sísmicos (terremotos) em Marte e na Lua usando dados de velocidade do solo. O grupo trabalhou com um modelo de redes neurais artificiais profundas para filtrar as informações recebidas pelas missões de sismologia e responder ao desafio de identificar a localização precisa dessas ocorrências.Esta conquista destaca o talento e a inovação brasileiras em um dos maiores hackathons de tecnologia e inovação do mundo.

A equipe vencedora por Maceió - AL, com o apoio fundamental da Comunidade Hackathon Brasil, apresentou uma solução que chamou a atenção dos jurados por sua criatividade, impacto e viabilidade. Desde 2019, a Hackathon Brasil, uma organização sem fins lucrativos, tem prestado suporte à organização e participação brasileira no desafio da NASA, promovendo conexões, mentorias e oportunidades para talentos emergentes no país.

"Esta vitória é o reflexo do enorme potencial dos jovens brasileiros e da força da nossa comunidade de inovação. A Hackathon Brasil sente-se honrada em apoiar iniciativas que colocam o Brasil no topo da inovação mundial", declarou Richard Tordoya, fundador da Comunidade HB.

O evento deste ano contou com a participação de mais de 15 mil equipes de 163 países, consolidando-se como uma competição de proporções globais. O Brasil foi representado por sete projetos finalistas, um marco significativo para o país, reafirmando seu lugar no cenário internacional de inovação.

Sobre a equipe vencedora pela cidade de Maceió - AL

O grupo é formado por Alailton José Alves Junior, Ana Carolina Miziara Sabino de Oliveira Borges, Antonio Teixeira da Matos, Gabriel Ribeiro Filice Chayb, Gustavo Ferreira Tavares e Larissa Borges de Mello, todos da UFU.Outras duas equipes brasileiras, de Campinas (SP) e Florianópolis (SC), chegaram ao pódio e estão dentre as 10 equipes campeãs globais.

Equipe de Campinas

O time Connected Earth Museum (Museu da Terra Conectada) desenvolveu uma experiência imersiva para todas as idades, onde os usuários exploram um museu virtual que conecta sistemas e fenômenos globais, aumentando a conscientização sobre as mudanças climáticas e seus impactos no planeta. Guiados por um anfitrião de IA através de uma galeria mágica, os usuários interagem com sete quadros responsivos que apresentam visualizações 3D e 2D de dados da NASA e de outras agências. Esses quadros incluem séries temporais sobre temperatura da Terra, temperatura dos oceanos, densidade populacional, emissões de carbono, incêndios florestais e dados em tempo real sobre ventos e umidade.

Integrantes: Alexander Toledo Mendes, Lucas Nogueira Roberto, Luc Joffily Ribas, Gabriel, Matheus Gasparotto Lozano, Pedro Carvalho Cintra e Riccardo Carvalho Sofer

Equipe de Florianópolis - SC

A equipe I.O. desenvolveu uma solução que utiliza os dados abertos da NASA para enfrentar desafios ambientais críticos. Seu projeto é focado no uso de imagens de satélite e agentes de IA para monitorar incêndios florestais e dados climáticos em tempo real, fornecendo insights acionáveis para esforços de conservação em todo o mundo. Ao integrar diversas fontes de dados, a plataforma da equipe I.O. permite que agricultores detectem incêndios florestais rapidamente e implementem medidas eficazes de combate.

Integrantes: Frank Mendes Rolim, Jan Felix Koeppen, Rafael Galate Baptista Ribeiro, Ryan Zernach e Victoria MoraesO NASA Space Apps Challenge é uma competição anual que desafia mentes criativas a resolver problemas reais utilizando dados abertos da NASA. Além de ser uma plataforma para soluções inovadoras, o evento também fomenta a colaboração global e o uso da tecnologia para o bem da humanidade.Com esta conquista, o Brasil reafirma sua posição como um dos líderes em criatividade e inovação no cenário internacional. Estas equipes não apenas levam orgulho ao país, mas também inspiram outras gerações a acreditar no poder transformador da ciência e da tecnologia.

A live do anúncio oficial e mais detalhes estão disponíveis em:  https://hackathonbrasil.com.br/nasa/ .

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Tech TikTok Há 19 Horas

O que aconteceu com o TikTok nos EUA? Confira todos os detalhes

Tech Meta Há 17 Horas

Com CapCut banido nos EUA, Meta revela novo aplicativo para editar vídeo

Tech Espaço Há 15 Horas

Astronauta capta passagem do foguete da Blue Origin; consegue vê-lo?

Tech Rede Social Há 10 Horas

China sinaliza disposição para trabalhar com Trump para manter TikTok nos EUA

Tech Desafio Há 6 Horas

Mais uma vez, Brasil vence maratona da NASA