Trump obriga servidores a delatar colegas por ações de diversidade em até 10 dias

O Escritório de Gestão de Pessoas, órgão do governo federal americano que enviou o comunicado, ameaçou funcionários que percam o prazo de "consequências adversas"

© Getty

Mundo TRUMP-GOVERNO Há 5 Horas POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governo Donald Trump emitiu um comunicado nesta quarta-feira a todos os servidores federais dos Estados Unidos dando um prazo de 10 dias para que denunciem colegas que se recusem a encerrar programas de diversidade.

PUB

 

Essas iniciativas, que têm o objetivo de incentivar maior inclusão no ambiente de trabalho e contratação de minorias, viraram alvo preferencial de apoiadores de Trump durante a campanha eleitoral -principalmente aquelas que estimulavam maior diversidade racial e étnica no corpo de funcionários de empresas e agências governamentais.

O Escritório de Gestão de Pessoas, órgão do governo federal americano que enviou o comunicado, ameaçou funcionários que percam o prazo de "consequências adversas". "Tentativas de disfarçar programas de diversidade utilizando linguagem imprecisa ou cifrada não serão toleradas", afirmou o comunicado.

"Esses programas dividem os americanos por raça, gastam dinheiro do contribuinte e resultam em discriminação vergonhosa", diz o texto, dando a entender que pessoas brancas seriam discriminadas em iniciativas que promovem a contratação de minorias.

Na terça (21), Trump já havia assinado um decreto acabando com ações afirmativas no governo federal e afastando todos os funcionários contratados em programas de diversidade, abrindo caminho para demissões. O presidente também chamou as iniciativas de discriminatórias e falou em restaurar a contratação "baseada no mérito".

Os programas, conhecidos pela sigla DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão), foram alvo de Trump já no discurso de posse, na segunda (20). O republicano disse que lutaria contra tentativas de "fazer engenharia social e incluir raça e gênero em todas as facetas da vida pública e privada. Forjaremos uma sociedade que não vê cor e é baseada no mérito".

Leia Também: Trump assina decreto suspendendo entrada de migrantes pela fronteira sul

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo EUA 22/01/25

Homem mata avó e envia foto do corpo à família: "Ela tinha que morrer"

Mundo Reino Unido 22/01/25

Montanha de lixo de 30 toneladas bloqueia estrada no Reino Unido; veja

Mundo EUA 22/01/25

Nevasca rara paralisa México e sul dos EUA com voos e aulas canceladas

Mundo EUA Há 4 Horas

Trump nomeia ex-dono de cadeias de fast-food como embaixador na UE

Mundo EUA-MORTE Há 4 Horas

Participante de reality morre aos 52 anos após acidente de esqui

Mundo TRUMP-GOVERNO Há 5 Horas

Trump obriga servidores a delatar colegas por ações de diversidade em até 10 dias

Mundo EUA Há 12 Horas

Trump assina decreto suspendendo entrada de migrantes pela fronteira sul

Mundo Guerra Há 15 Horas

Zelenski diz que Lula não é mais ator relevante para negociação de fim da guerra

Mundo Morte Há 16 Horas

Turista morre após cair de parapente na Colômbia

Mundo EUA Há 17 Horas

Bispa explica por que contrariou Trump durante sermão