Incêndio fora de controle força retirada de 50 mil pessoas em Los Angeles

O incêndio Hughes, que começou na manhã de quarta-feira no norte do condado de Los Angeles, já consumiu mais de 4 mil hectares em 24 horas, sendo 2 mil deles destruídos em apenas duas horas, impulsionado por fortes rajadas de vento

© Lusa

Mundo EUA Há 14 Horas POR Notícias ao Minuto

As autoridades da Califórnia seguem empenhadas em controlar os incêndios que atingem o estado, mas a contenção permanece limitada a 14%, deixando mais de 50 mil pessoas sob alerta de evacuação, de acordo com informações do Departamento de Bombeiros de Los Angeles (CalFire).

PUB

 

O incêndio Hughes, que começou na manhã de quarta-feira no norte do condado de Los Angeles, já consumiu mais de 4 mil hectares em 24 horas, sendo 2 mil deles destruídos em apenas duas horas, impulsionado por fortes rajadas de vento. As equipes de combate, com apoio de aviões e escavadoras, têm enfrentado dificuldades para conter o avanço devido ao terreno e às condições climáticas adversas, informou a Floresta Nacional de Los Angeles.

Outro foco de incêndio foi registrado em Sepulveda Pass, também na região de Los Angeles. Apesar do início preocupante, os bombeiros conseguiram controlar o avanço das chamas e os avisos de evacuação foram suspensos.

No entanto, outros incêndios significativos continuam ativos, como o de Palisades, que já devastou cerca de 9.500 hectares, e o de Eaton, que queimou mais de 5.600 hectares. No total, mais de 4 mil bombeiros estão mobilizados para combater os focos.

O Serviço Meteorológico Nacional emitiu um alerta vermelho até a manhã de sexta-feira, indicando que a combinação de ventos fortes e condições de seca elevam o risco de propagação. Os chamados ventos de Santa Ana, que podem atingir velocidades superiores a 150 km/h, estão entre os principais fatores que alimentam os incêndios, carregando ar quente do interior para a costa.

Desde o início dos incêndios em 7 de janeiro, mais de 200 focos já foram registrados, resultando na morte de 28 pessoas, destruição de mais de 15 mil estruturas e a evacuação de cerca de 150 mil pessoas.

Apesar do cenário crítico, há previsão de chuva no sudoeste da Califórnia na próxima semana, o que pode aliviar a situação dos bombeiros e ajudar a reduzir a intensidade dos incêndios que devastam a região.

Leia Também: Incêndios nos EUA geram debate sobre resistência de casas de madeira

Leia Também: Novos incêndios voltam a atingir Los Angeles; 31 mil pessoas evacuadas

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo EUA Há 16 Horas

Trump retira sigilo sobre assassinatos de Kennedy e Martin Luther King

Mundo Fiji Airways Há 14 Horas

Assistentes de bordo tentam 'calar' passageira agressiva com fita adesiva

Mundo EUA Há 15 Horas

Trump diz que guerra na Ucrânia pode acabar se preço do petróleo baixar

Mundo Tailândia Há 15 Horas

Capital da Tailândia encerra 352 escolas devido à poluição atmosférica

Mundo EUA Há 14 Horas

Incêndio fora de controle força retirada de 50 mil pessoas em Los Angeles

Mundo Hungria 23/01/25

Mais de 200 escolas são evacuadas na Hungria devido a ameaças de bombas

Mundo Moscou Há 17 Horas

Rússia intercepta drones ucranianos perto de Moscou; aeroportos fechados

Mundo EUA Há 16 Horas

Juiz suspende ordem de Trump que negava cidadania automática nos EUA

Mundo Estados Unidos 23/01/25

Senador dos EUA propõe lei para proibir ejaculação sem objetivo de fertilizar

Mundo Clima extremo Há 13 Horas

Por que casas de madeira são tão populares no EUA, mesmo com risco de tornados e incêndios