Aos menos 90 celulares foram invadidos por spyware de Israel, diz WhatsApp

A informação foi confirmada pela Meta

© Reuters

Tech Espionagem Há 5 Horas POR Folhapress

CAMPINAS, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Pelo menos 90 jornalistas e membros da sociedade civil foram alvos de um programa espião criado por uma empresa israelense de tecnologia, instalado nos celulares após uso do WhatsApp. A informação foi confirmada pela Meta, dona do aplicativo de mensagens, ao jornal britânico The Guardian.

PUB

 

Invasão dos celulares teria acontecido por meio do aplicativo Graphite. Uma vez no dispositivo, o spyware tem acesso total, incluindo mensagens de apps criptografados como WhatsApp e Signal. Responsável pela criação do aplicativo é a empresa israelense de tecnologia Paragon Solutions.

Ataque foi um "zero-click", ou seja, os alvos não precisaram clicar em links maliciosos. O WhatsApp confirmou que os dispositivos dos 90 usuários foram comprometidos ou estavam em risco, mas não conseguiu identificar quais governos solicitaram o ataque.

Paragon não foi apontada diretamente como responsável, mas o software de espionagem é utilizado por clientes governamentais, incluindo o Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA. Informação do The Guardian aponta que, recentemente, a empresa recebeu um contrato de US$ 2 milhões com a divisão de investigações de segurança interna, mas foi suspenso para verificar conformidade com ordens executivas do governo Biden sobre o uso de spyware.

Venda da companhia à uma empresa de capital privado dos Estados Unidos aguarda autorização israelense. A empresa também está sob investigação por potenciais abusos relacionados ao uso de spyware.

WhatsApp enviou uma carta de "cessar e desistir" (uma comunicação oficial de que as ações são ilegais) à Paragon e está avaliando medidas judiciais. O ataque foi interrompido em dezembro, mas não se sabe quanto tempo os alvos estiveram sob risco.

Meta afirma que está notificando todos os usuários que foram afetados. Empresa diz que WhatsApp vai continuar protegendo a privacidade dos usuários.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Tech ESPAÇO-SATURNO Há 16 Horas

Os anéis de Saturno estão desaparecendo em 2025?

Tech LinkedIn Há 11 Horas

LinkedIn é acusado de espiar mensagens privadas para treinar IA

Tech Honor Há 13 Horas

Marca chinesa Honor chega ao Brasil com linha de celulares premium e dobrável ultrafino

Tech Inteligência Artificial Há 15 Horas

AI da OpenAI será disponibilizada em laboratórios de armas nucleares

Tech Google Há 14 Horas

Google Fotos ganha nova ferramenta para corrigir imagens espelhadas

Tech Negócios Há 13 Horas

Amazon está aumentando investimento em publicidade no X de Elon Musk, diz jornal

Tech Espionagem Há 5 Horas

Aos menos 90 celulares foram invadidos por spyware de Israel, diz WhatsApp