Você sabe o maior número de vitórias e indicações alcançadas no Oscar?

Quem foram os maiores recordistas da história?

O maior número de vitórias e indicações alcançadas no Oscar: 'Emilia Pérez' será um deles?

O Oscar, oficialmente conhecido como Academy Awards, é o auge do reconhecimento no mundo do cinema. Por quase um século, essa badalada cerimônia celebra a arte e o ofício da produção cinematográfica, elegendo as melhores realizações em atuação, direção, produção e muito mais. Enquanto milhares de filmes e indivíduos disputam a estatueta dourada, apenas alguns poucos deixaram uma marca indelével na história do Oscar, quebrando recordes e estabelecendo referências que continuam a inspirar a indústria hoje.

Alguns filmes e pessoas roubam a cena na premiação, ganhando inúmeros elogios, enquanto outros dominam por meio do grande volume de indicações e estatuetas. Obter tal aclamação cobiçada não é fácil. Clique na galeria para ver quais produções arrebataram o maior número de indicações e vitórias na história do Oscar.

© Getty Images

Uma celebração da excelência cinematográfica

O Academy Awards é o prêmio mais prestigiado do mundo do cinema. Apresentado anualmente pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences (AMPAS), a cerimônia homenageia realizações excepcionais na produção cinematográfica, da atuação à direção e além.

©

Shutterstock

Uma tradição de ouro

O Oscar começou em 1929 como uma cerimônia modesta no Hollywood Roosevelt Hotel. Hoje, a premiação cresceu e se tornou um espetáculo global, assistido por milhões de pessoas ao redor do mundo em celebração à arte e ao ofício de contar histórias por meio do cinema.

©

Getty Images

A icônica estatueta dourada

Cada vencedor do Oscar recebe uma cobiçada estatueta banhada a ouro, oficialmente chamada de Academy Award of Merit. Esta figura icônica representa um cavaleiro segurando uma espada de cruzado em pé sobre um rolo de filme.

©

Getty Images

Um reflexo da evolução do cinema

Ao longo das décadas, o Oscar evoluiu junto com a indústria cinematográfica, reconhecendo gêneros diversos, tecnologias inovadoras e talentos globais. De filmes mudos a épicos de sucesso, os prêmios destacam o cenário em constante mudança da narrativa cinematográfica.

©

Getty Images

O auge do reconhecimento

Ganhar um Oscar é considerado a maior honra na produção cinematográfica, muitas vezes impulsionando carreiras e consolidando legados. Mas enquanto alguns filmes e pessoas deixaram sua marca singular, há outros que se destacaram acima do resto. Vamos ver o que (ou quem) são eles!

©

Getty Images

Mais prêmios ganhos por um único filme

O clássico 'Ben-Hur' (1959) é um dos três filmes a receber mais Oscars da história. O longa entrou para o livro dos recordes com 11 vitórias de 12 indicações. Sua escala épica, sequências de ação inovadoras e profundidade espiritual destacaram a Era de Ouro de Hollywood, tornando-o uma conquista monumental na história do cinema.

©

Getty Images

Mais prêmios ganhos por um único filme

'O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei' (2003), de Peter Jackson, foi lançado como o filme final de uma trilogia épica escrita originalmente por J.R.R. Tolkien, e arrebatou todos os 11 Oscars aos quais foi indicado, incluindo Melhor Filme. Essa vitória histórica e limpa coroou a trilogia épica e demonstrou o poder ilimitado de contar histórias da fantasia no cinema.

©

NL Beeld

Mais prêmios ganhos por um único filme

'Titanic' (1997), de James Cameron, também fez um sucesso estrondoso após ganhar 11 prêmios no Oscar. Sua história de amor e perda a bordo de um navio condenado cativou corações e é um dos filmes de maior bilheteria de todos os tempos, com uma bilheteria bruta de US$ 2,264 bilhões.

©

Getty Images

Mais indicações recebidas por um único filme

Curiosamente, 'Titanic' (1997) também é um dos três filmes empatados com o maior número de indicações no Oscar. Embora o filme tenha ganhado 11 Oscars, o longa foi indicado para 14.

©

Getty Images

Mais indicações recebidas por um único filme

O drama 'A Malvada' (1950) também recebeu 14 indicações. Ganhou seis Oscars, incluindo Melhor Filme. Uma exploração mordaz da ambição e rivalidade no show business, o filme entregou performances inesquecíveis e falas icônicas, permanecendo um clássico de humor afiado.

©

Getty Images

Mais indicações recebidas por um único filme

O musical 'La La Land - Cantando Estações' (2016) entrou no Oscar com 14 indicações e ganhou seis, empatando com o maior número de indicações de todos os tempos. Sua homenagem sincera aos musicais de Hollywood combinou visuais vibrantes e trilha sonora emocionante que encantou o público e os críticos.

©

NL Beeld

Um novo candidato

Recentemente, o Oscar anunciou as indicações para a 97ª edição do Oscar, e o principal concorrente em termos de número de indicações é o filme policial musical de 2024, 'Emilia Pérez', com 13 indicações. Surpreendentemente, é o primeiro filme não falado em inglês a atingir esse número, e o mundo já espera ansiosamente para ver quantas vitórias, se houver, o filme levará para casa.

©

NL Beeld

Uma maravilha musical

Curiosamente, das 13 indicações que 'Emilia Pérez' recebeu, duas delas foram para a mesma categoria: Melhor Canção Original. As duas músicas indicadas foram escritas e criadas pelo compositor Clément Ducol e pela cantora Camille.

©

NL Beeld

Maior número de prêmios totais ganhos por uma pessoa

O recorde de mais Oscars ganhos por um único indivíduo pertence a Walt Disney, que ganhou incríveis 22 Oscars competitivos durante sua vida, junto com quatro Oscars honorários. Suas contribuições inovadoras para a animação e entretenimento familiar revolucionaram o cinema, com clássicos como 'Branca de Neve e os Sete Anões' (1937) e 'Fantasia' (1940) entre seus legados duradouros.

©

Getty Images

Maior número de prêmios totais ganhos por uma pessoa

Dennis Muren, um lendário artista de efeitos visuais, detém nove Oscars (seis competitivos e três especiais), o que é o maior número de qualquer pessoa viva. O trabalho inovador de Muren em filmes como 'Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança' (1977) e 'E.T. - O Extraterrestre' (1982) revolucionou a maneira como o público vivencia o cinema.

©

Getty Images

Maior número de prêmios totais ganhos por uma pessoa

Enquanto Dennis Muren ganhou o maior número de Oscars no total para qualquer pessoa viva, o compositor musical Alan Menken ostenta o maior número de Oscars competitivos, que são oito! Menken ganhou todos os seus prêmios por seu trabalho em clássicos da Disney. Suas vitórias incluem Melhor Canção Original e Melhor Trilha Sonora Original para filmes como 'A Pequena Sereia' (1989) e 'Aladdin' (1992).

©

Getty Images

Maior número de indicações totais para uma pessoa

Walt Disney também detém o recorde de maior número de indicações ao Oscar, com 59 indicações ao longo de sua carreira. Suas contribuições inigualáveis ​​para animação, curtas e documentários lhe renderam reconhecimento inigualável da Academia.

©

Getty Images

Maior número de prêmios totais ganhos por uma mulher

O recorde de mais Oscars ganhos por uma mulher é detido por Edith Head, uma lendária figurinista que ganhou oito Oscars de 35 indicações. Conhecida por seus designs impecáveis ​​em filmes como ‘Golpe de Mestre’ (1973) e 'A Princesa e o Plebeu' (1953), o trabalho de Head definiu a elegância de Hollywood durante a Era de Ouro do cinema.

©

Getty Images

A maioria das nomeações recebidas por um país que não fala inglês

A França detém o recorde de mais indicações na categoria Melhor Longa-Metragem Internacional, com 41 indicações. Conhecida por sua rica tradição cinematográfica, incluindo filmes como 'Indochina' (1992), a França tem consistentemente entregue filmes aclamados que cativaram audiências globais.

©

Getty Images

Mais prêmios ganhos por um país que não fala inglês

A Itália lidera o grupo com mais vitórias na categoria Melhor Filme Internacional (antes conhecido como Melhor Filme Estrangeiro), tendo garantido 14 Oscars. Cineastas icônicos como Federico Fellini e Vittorio De Sica contribuíram para o domínio da Itália com obras-primas como 'La Dolce Vita' (1960) e 'Ladrões de Bicicletas' (1948).

©

Getty Images

Vencedor do 'Big Five' ('Os Grandes Cinco)

Os "Big Five" Academy Awards, ou Os Cinco Grandes Prêmios da Academia, são: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Roteiro (Original ou Adaptado). Apenas três filmes atingiram esse feito na história do Oscar. O primeiro a conseguir isso foi a comédia romântica 'Aconteceu Naquela Noite' (1934).

©

Getty Images

Vencedor do 'Big Five'

O segundo filme a ganhar todos os prêmios Big Five foi 'Um Estranho no Ninho' (1975), que foi adaptado de um livro escrito originalmente por Ken Kesey. O filme é um triunfo cinematográfico que explora temas de individualidade, autoridade e o espírito humano.

©

Getty Images

Vencedor do 'Big Five'

O terceiro e mais recente filme a ganhar o Big Five foi o terror psicológico 'O Silêncio dos Inocentes' (1991), estrelado por Anthony Hopkins e Jodie Foster. O longa também foi adaptado de um romance, e é (até o momento) o único filme de terror a ganhar o Oscar de Melhor Filme.

©

Getty Images

Mais prêmios ganhos por um filme não inglês

Apesar dos mais de 200 filmes de língua não inglesa indicados desde a criação do Oscar, apenas quatro produções receberam o máximo de quatro prêmios (o maior número alcançado por qualquer longa-metragem internacional). O primeiro filme a conseguir isso foi o drama de época 'Fanny e Alexander' (1982), da Suécia.

©

Getty Images

Mais prêmios ganhos por um filme não inglês

O segundo filme não falado em inglês a receber quatro Oscars foi 'O Tigre e o Dragão' (2000), de Taiwan. A propósito, o longa recebeu 10 indicações, o que foi o maior número de indicações para um filme não falado em inglês na época.

©

NL Beeld

Mais prêmios ganhos por um filme não inglês

Outro longa-metragem internacional a ganhar quatro prêmios foi a comédia negra sul-coreana 'Parasita' (2019). O filme foi o primeiro longa-metragem não-inglês na história do Oscar a ganhar o prêmio de Melhor Filme, e também foi o primeiro filme sul-coreano a receber algum reconhecimento no Oscar.

©

NL Beeld

Mais prêmios ganhos por um filme não inglês

O quarto filme a ganhar quatro Oscars foi o longa-metragem anti-guerra alemão 'Nada de Novo no Front' (2022), adaptado do livro de 1929 de Erich Maria Remarque.

©

NL Beeld

Digno do ofício

De filmes que arrebataram a cerimônia com vitórias recordes, a indivíduos cujos talentos inigualáveis ​​ganharam inúmeras indicações, essas conquistas representam o auge da excelência artística. Elas nos lembram da dedicação que define o melhor na produção cinematográfica, bem como do potencial que a humanidade tem para uma criatividade excepcional.

Fontes: (Academy of Motion Picture Arts and Sciences) (Britannica)

©

Getty Images

Cultura Academy awards Há 10 Horas POR Notícias Ao Minuto


O Oscar, oficialmente conhecido como Academy Awards, é o auge do reconhecimento no mundo do cinema. Por quase um século, essa badalada cerimônia celebra a arte e o ofício da produção cinematográfica, elegendo as melhores realizações em atuação, direção, produção e muito mais. Enquanto milhares de filmes e indivíduos disputam a estatueta dourada, apenas alguns poucos deixaram uma marca indelével na história do Oscar, quebrando recordes e estabelecendo referências que continuam a inspirar a indústria hoje.

PUB

 

Alguns filmes e pessoas roubam a cena na premiação, ganhando inúmeros elogios, enquanto outros dominam por meio do grande volume de indicações e estatuetas. Obter tal aclamação cobiçada não é fácil. Clique na galeria para ver quais produções arrebataram o maior número de indicações e vitórias na história do Oscar.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Cultura Academy awards Há 10 Horas

Você sabe o maior número de vitórias e indicações alcançadas no Oscar?

Cultura Cinema Há 13 Horas

'Ainda Estou Aqui' obtém a maior estreia de um filme latino no Reino Unido

Cultura Cinema Há 18 Horas

30 filmes que completam 30 anos em 2025