Os melhores Carnavais ao redor do mundo - cidades brasileiras se destacam, claro
Uma viagem pelas festas mais vibrantes do mundo
Os melhores Carnavais ao redor do mundo - cidades brasileiras se destacam, claro
O espetáculo deslumbrante de penas e lantejoulas, o aroma tentador da culinária local, os aplausos de uma multidão eletrificada, o pulso hipnótico da percussão... Nada se compara à magia de um grande Carnaval. Em algumas cidades ao redor do mundo, as comemorações de Carnaval trazem mais festividades do que qualquer outra ocasião, transformando as ruas em um turbilhão de cores e comemorações. E as cidades brasileiras se destacam, claro!
De Nova Orleans ao Rio de Janeiro, passando por Veneza e Londres, é possível colocar sua fantasia mais chamativa e dançar da manhã à madrugada em algumas das festividades mais icônicas do mundo.
Nesta galeria, reunimos os maiores, mais brilhantes e mais barulhentos Carnavais que todo mundo deveria experienciar pelo menos uma vez na vida. Será que sua cidade entrou na lista entre os destaques brasileiros? Clique na galeria para descobrir.
©
Getty Images
Ouro Preto, Brasil
As cidades históricas de Minas Gerais têm tradição e reputação de sediar um carnaval animado e concorrido. As ladeiras e monumentos históricos ficam lotados de foliões no Carnaval de Ouro Preto.
©
Getty Images
Ouro Preto, Brasil
Conhecida por ser uma cidade universitária, Ouro Preto também se tornou destino concorrido da folia. Estudantes e turistas de todo o Brasil marcam presença nessa festa mineira genuína e comandada por blocos de rua.
©
Getty Images
Veneza, Itália
Com seus trajes requintados e máscaras decorativas distintas, o Carnaval de Veneza é renomado no mundo todo. Este evento espetacular apresenta reconstituições históricas e luxuosos bailes de máscaras que parecem saídos diretamente de um cenário de filme.
©
Getty Images
Veneza, Itália
Datado da Idade Média, o Carnaval floresceu por séculos antes de ser abolido em 1797. Revivido em 1979, ele tem prosperado desde então, atraindo multidões de visitantes a cada ano. Apesar das ruas lotadas e das altas tarifas de hotéis, três milhões de pessoas ainda vão a Veneza para participar da extravagância de duas semanas.
©
Getty Images
Notting Hill, Reino Unido
O Carnaval de Notting Hill é o maior festival de rua da Europa, com cerca de um milhão de pessoas indo às ruas da cidade para celebrar as comunidades, tradições e culturas caribenhas de Londres. Normalmente, você pode esperar ver cerca de 50.000 artistas no desfile com mais de 30 sistemas de som.
©
Getty Images
Notting Hill, Reino Unido
O Carnaval de Notting Hill foi realizado pela primeira vez em 1966, atraindo cerca de 500 pessoas. O evento cresceu extensivamente desde então, atraindo mais de um milhão de pessoas para o oeste de Londres em seu fim de semana.
©
Getty Images
Binche, Bélgica
Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO, o Carnaval de Binche, na Bélgica, remonta aproximadamente ao século XIV e inclui muitas tradições folclóricas, incluindo um ritual de atirar laranjas para dar sorte.
©
Getty Images
Binche, Bélgica
Os participantes podem mergulhar nas festividades se vestindo como personagens icônicos como Gilles, Camponeses, Pierrôs e Arlequins. Entre eles, os Gilles são os mais queridos, facilmente identificados por suas máscaras de cera características, tamancos de madeira, fantasias cheias de palha e palhaçadas excêntricas.
©
Getty Images
Olinda e Recife, Brasil
Outra festa que atrai milhões de pessoas é a folia pernambucana, caracterizada pela diversidade da herança cultural do Estado que resulta numa grande mistura de ritmos e elementos. Em Olinda, a folia nas ladeiras é invadida por frevo, maracatu e os tradicionais bonecos gigantes. Centenas de agremiações e bloquinhos desfilam durante todos os dias da festa na cidade histórica.
©
Getty Images
Olinda e Recife, Brasil
Tirando o desfile do Galo da Madrugada, que acontece no sábado de Carnaval, Recife é conhecida como o lugar para aproveitar a folia de noite. No Polo do Marco Zero, no Recife Antigo, grandes atrações nacionais comandam shows gratuitos.
©
Getty Images
Cádiz, Espanha
A mais antiga celebração de Carnaval na Espanha continental, o festival de Cádiz se originou da parceria comercial da cidade com Veneza no século XVI. Sua principal característica é o humor. Por meio do sarcasmo, da ironia e da música, os principais grupos e as pessoas da rua "purgam" os problemas mais urgentes da atualidade.
©
Getty Images
Cádiz, Espanha
A cidade inteira participa do Carnaval por mais de duas semanas todos os anos. O componente mais famoso do festival são os grupos de canto, chamados chirigotas, que escrevem e interpretam letras satíricas.
©
Getty Images
Mardi Gras de Nova Orleans, EUA
A primeira celebração registrada do Mardi Gras na Louisiana ocorreu em 2 de março de 1699, perto da foz do Rio Mississippi, no que é hoje a Paróquia de Plaquemines. Atualmente, Nova Orleans ostenta a mais longa temporada de folia, começando com o Carnaval e culminando no mundialmente famoso Mardi Gras.
©
Getty Images
Mardi Gras de Nova Orleans, EUA
O Mardi Gras da Terça-feira Gorda ganhou a reputação de ser a festa de rua mais badalada dos Estados Unidos, mas em Nova Orleans, a celebração vai muito além de um único dia. Os Krewes, organizações sociais que planejam desfiles, bailes e festas extravagantes, mantêm o espírito festivo vivo o ano todo, especialmente nas semanas que antecedem o grande evento.
©
Getty Images
Trinidad e Tobago, Caribe
O Carnaval de Trinidad e Tobago é um evento anual realizado na Segunda e Terça-feira de Carnaval em Trinidad e Tobago, o país insular mais ao sul do Caribe. Cunhado como o "Maior Espetáculo da Terra", o Carnaval de Trinidad e Tobago é um dos Carnavais mais populares das Américas.
©
Getty Images
Trinidad e Tobago, Caribe
Cheio de desfiles, improvisação comunitária, competições de fantasias e lutas de bastão, tradicionalmente, o festival é associado à música calipso, desenvolvida por africanos ocidentais e centrais escravizados em Trinidad no século XVII. No entanto, a música soca começou a substituir o calipso como o gênero musical mais popular para o Carnaval.
©
Getty Images
Viareggio, Itália
O Carnaval de Viareggio é um festival anual realizado na cidade toscana de Viareggio, Itália. Reconhecido na Itália e em toda a Europa, ele acontece durante cinco fins de semana. Geralmente entre a segunda quinzena de janeiro e a primeira semana de março.
©
Getty Images
Viareggio, Itália
Como um dos eventos mais frequentados da Itália, os seis desfiles do Carnevale de Viareggio atraem milhares de espectadores. Os desfiles apresentam caricaturas temáticas e animadas de figuras políticas italianas e internacionais, oferecendo uma crítica aos eventos atuais e à injustiça social.
©
Getty Images
Santa Cruz, Ilhas Canárias
Esta celebração energética começa com a coroação da "Rainha do Carnaval" em uma festa de gala com música ao vivo e fantasias elaboradas. Ao longo do mês de Carnaval, uma série de desfiles diários, danças e shows mantêm os visitantes completamente entretidos.
©
Getty Images
Santa Cruz, Ilhas Canárias
Um grande atrativo do Carnaval de Santa Cruz é que ele acontece em uma deslumbrante Ilha Canária. A ilha inteira celebra o Carnaval, mas a capital de Tenerife, Santa Cruz, é onde você pode encontrar as maiores festas.
©
Getty Images
Salvador, Brasil
O Carnaval da Bahia dispensa apresentações, com seus sete dias de celebração em todo o Estado, principalmente em sua capital, Salvador. O som avassalador de centenas de tambores baianos é o destaque do evento.
©
Getty Images
Salvador, Brasil
O Carnaval de Salvador costuma ser aclamado como um dos melhores Carnavais do Brasil. São três os principais circuitos da folia na capital baiana: há gente pulando Carnaval na Barra-Ondina ou Dodô (o mais badalado), Campo Grande ou Osmar e Batatinha (Centro Histórico). Os desfiles incorporam uma influência cultural africana que foi preservada ao longo do tempo.
©
Getty Images
Oruro, Bolívia
O Carnaval de Oruro é um festival religioso e cultural realizado em Oruro, Bolívia. Originalmente uma celebração indígena, o Carnaval foi mais tarde transformado para incorporar um ritual cristão em torno da Virgem de Socavón.
©
Getty Images
Oruro, Bolívia
Este Carnaval é uma das Obras-primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade da UNESCO. Mais de 48 grupos de dançarinos folclóricos especializados em 18 danças tradicionais diferentes realizam uma peregrinação ao Santuário do Túnel no sábado de Carnaval em um desfile icônico.
©
Getty Images
Mardi Gras de Sydney, Austrália
Na Austrália, o Carnaval se mistura com uma das maiores celebrações do ano: o Orgulho LGBTQ+. O Mardi Gras de Sydney, um dos maiores festivais LGBTQ+ do mundo, transforma a cidade com duas semanas de festividades deslumbrantes.
©
Getty Images
Mardi Gras de Sydney, Austrália
De desfiles repletos de arco-íris e danças animadas a apresentações performáticas e produções teatrais, o evento atrai centenas de milhares de pessoas de toda a Austrália e do mundo, celebrando o amor, a diversidade e a igualdade de forma espetacular.
©
Getty Images
São Martinho, Caribe
Esta extravagância de três semanas atrai centenas de turistas para "vivenciar a vida" ao estilo caribenho, com desfiles coloridos, shows locais e internacionais espetaculares e uma abundância de delícias culinárias que demonstram por que São Martinho é a capital culinária do Caribe.
©
Getty Images
São Martinho, Caribe
Com uma vila de Carnaval feita sob medida, este é um Carnaval muito familiar com temas que envolvem as crianças. É comum que os pais criem fantasias para os filhos. O festival anual mais longo do Caribe acontece de abril a maio.
©
Getty Images
Paris, França
De desfiles a ofertas culinárias exóticas, milhares de dançarinos, músicos, artistas e cantores tomam as ruas. Este evento cativa os sentidos e celebra a diversidade cultural da cidade, atraindo milhares de visitantes do mundo todo.
©
Getty Images
Paris, França
Já o Carnaval tropical de Paris começa no início do verão europeu. As ruas são inundadas com música, comidas e danças jamaicanas e caribenhas. O Carnaval Tropical é parte da tradição da cidade de grandes eventos culturais.
©
Getty Images
Rio de Janeiro, Brasil
Considerada a maior festa de Carnaval do mundo, com dois milhões de pessoas por dia nas ruas, o Carnaval do Rio de Janeiro é um festival realizado todos os anos antes da Quaresma. O primeiro festival de Carnaval no Rio ocorreu em 1723. O primeiro baile de máscaras do Rio foi realizado em 1840, com polca e valsa.
©
Getty Images
Rio de Janeiro, Brasil
No início do século XX, os ritmos Samba e Batucada, agora icônicos do Carnaval do Rio, foram introduzidos. Com suas raízes nas tradições da África Ocidental trazidas ao Brasil por povos escravizados, o estilo de música e dança do samba agora está incorporado à identidade do Rio e é parte integrante do Carnaval.
©
Getty Images
Rijeka, Croácia
O Carnaval de Rijeka, o maior e mais vibrante festival da Croácia, é realizado anualmente desde 1982, enchendo a cidade de cor, espetáculo e energia desenfreada. Uma mistura deslumbrante de tradição e festividades modernas, ele atrai mais de 100.000 participantes e espectadores.
©
Getty Images
Rijeka, Croácia
O Carnaval de Rijeka tem suas próprias tradições que não existem em nenhum outro lugar, como os Zvoncari (também conhecidos como tocadores de sinos), um grupo de homens vestidos como animais que tocam sinos para afastar os maus espíritos do inverno. O Carnaval exibe a rica herança cultural da Croácia ao mesmo tempo em que abraça um espírito de diversão e celebração.
Fontes: (Guardian) (Lonely Planet) (Ryanair) (Travel and Leisure)
©
Getty Images
Lifestyle
Festas
17/02/25
POR Notícias Ao Minuto
O espetáculo deslumbrante de penas e lantejoulas, o aroma tentador da culinária local, os aplausos de uma multidão eletrificada, o pulso hipnótico da percussão... Nada se compara à magia de um grande Carnaval. Em algumas cidades ao redor do mundo, as comemorações de Carnaval trazem mais festividades do que qualquer outra ocasião, transformando as ruas em um turbilhão de cores e comemorações. E as cidades brasileiras se destacam, claro!
De Nova Orleans ao Rio de Janeiro, passando por Veneza e Londres, é possível colocar sua fantasia mais chamativa e dançar da manhã à madrugada em algumas das festividades mais icônicas do mundo.
Nesta galeria, reunimos os maiores, mais brilhantes e mais barulhentos Carnavais que todo mundo deveria experienciar pelo menos uma vez na vida. Será que sua cidade entrou na lista entre os destaques brasileiros? Clique na galeria para descobrir.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA