Os perigos da Salmonella: o que é e como evitá-la
Conheça os sintomas e as causas dessa infecção.
Os perigos da Salmonella: o que é e como evitá-la
É provável que em algum momento da sua vida você tenha tido um caso de intoxicação alimentar. Pense em náuseas, cólicas e uma dor de estômago severa, provavelmente depois de comer algo que você não sabia que estava contaminado. Um dos culpados mais comuns é a bactéria salmonela. A boa notícia é que essa infecção pode muitas vezes ser evitada com o conhecimento e o cuidado certos.
Nesta galeria, você encontrará tudo o que precisa saber sobre a salmonela, incluindo o que é, como preveni-la e quem deve se preocupar mais. Curioso sobre como se manter seguro e saudável? Clique agora.
©
Shutterstock
que é salmonella?
Quando você está doente com diarreia e dores de estômago pode ser uma infecção por salmonella (também conhecida por salmonela). Ela vem da bactéria salmonella e é a forma mais comum de intoxicação alimentar bacteriana nos EUA.
©
Shutterstock
Outros nomes
Outro nome para infecção por salmonela é salmonelose.
©
Shutterstock
O que acontece se você pegar salmonella?
Se bactérias suficientes passarem pelo ácido estomacal e pelo sistema imunológico, isso pode deixá-lo doente. A bactéria salmonella realmente invade e destrói as células que revestem seus intestinos, e é por isso que é difícil para seu corpo absorver água. Com isso, você pode ter cólicas estomacais e/ou diarreia.
©
Getty Images
Quem corre maior risco de contrair salmonella?
Embora qualquer pessoa possa pegar salmonella, certas pessoas podem ter um risco maior de infecção ou doença grave. Pode depender da sua idade e condições de vida, bem como de certas doenças e medicamentos.
©
Shutterstock
Exemplos
Pessoas com menos de cinco anos ou que vivem ou trabalham perto de animais de alto risco podem estar mais vulneráveis. Além disso, se você tem doença inflamatória intestinal (DII), isso pode tornar uma infecção mais fácil de contrair.
©
Shutterstock
Risco sério
Pessoas com mais de 65 anos ou menos de 12 meses podem estar em sério risco de intoxicação por salmonella. Se você também tem um sistema imunológico comprometido ou anemia falciforme, complicações adicionais podem ocorrer.
©
Shutterstock
Quão comum é a salmonella?
A salmonela afeta mais de um milhão de pessoas nos EUA a cada ano. Destes, 26.500 são hospitalizados e 420 deles morrem.
©
Shutterstock
Causas comuns
Diferentes tipos de alimentos podem causar surtos de salmonella. Isso inclui tudo, desde manteiga de amendoim até carnes embaladas e até mesmo alimentos congelados e outros produtos.
©
Getty Images
Sintomas de intoxicação por salmonella
Com a salmonela, você pode ter sintomas variados, como diarreia, às vezes com sangue, febre, dores de estômago ou cólicas.
©
Shutterstock
Mais sintomas
Outros sintomas podem incluir náusea, vômito e dor de cabeça. É possível ter apenas alguns ou todos os sintomas.
©
Shutterstock
Você sempre vomita se for diagnosticado com salmonella?
Nem todo caso de infecção por salmonella causará vômito. Às vezes, você pode ter apenas diarreia e febre.
©
Shutterstock
Causas da salmonella
A infecção por salmonella acontece quando mais bactérias salmonellas entram no seu corpo do que ele consegue lidar e destruir. Isso leva à febre, diarreia e problemas estomacais mencionados anteriormente.
©
Getty Images
Onde vive a bactéria salmonella?
A bactéria Salmonella vive no intestino de humanos e animais. No entanto, coisas que tocamos, comemos e bebemos também podem estar contaminadas. Itens como ovos crus, cascas de ovos, carne vermelha crua, frutos do mar e aves são todos possíveis portadores de salmonella.
©
Shutterstock
Outros lugares
Outros lugares onde você pode encontrar salmonella incluem frutas e vegetais, leite ou queijo não pasteurizados, água não tratada e muito mais.
©
Shutterstock
Como se pega salmonella?
Você pode pegar salmonella comendo carne, aves, frutos do mar ou ovos mal cozidos. Você também pode contraí-la consumindo frutas e vegetais contaminados.
©
Shutterstock
Outras maneiras de contrair salmonella
Se você não lavar as mãos ao preparar alimentos e antes de comer, isso pode levar à contaminação.
©
Shutterstock
Toque e salmonella
A salmonella pode vir de animais ou pessoas infectadas. Quando você toca em um animal e depois toca seu rosto ou boca, é possível transmitir a bactéria.
©
Shutterstock
Animais
Não são apenas sapos, rãs e pássaros que podem ter salmonella. Animais de estimação como cães, gatos e pequenos animais também.
©
Shutterstock
Como a salmonella é tratada?
Geralmente, a salmonella não é tratada com medicamentos, no entanto, se você estiver gravemente doente ou em alto risco de complicações, seu médico pode receitar antibióticos. Além disso, se sua diarreia for grave, você pode precisar de hospitalização.
©
Shutterstock
Qual medicamento é usado para tratar salmonela?
Aqueles com casos sérios devem sempre consultar um médico primeiro. Alguns remédios usados para salmonella são Ciprofloxacino, Ceftriaxona e Trimetoprima-sulfametoxazol (TMP/SMX).
©
Shutterstock
Gerenciando sintomas
Beber muitos líquidos é a melhor maneira de prevenir a desidratação. Bebidas que podem mantê-lo hidratado incluem água, bebidas esportivas, caldo, sopas e soluções eletrolíticas como Pedialyte.
©
Shutterstock
A salmonella pode desaparecer sozinha?
Geralmente, a salmonela vai embora sozinha depois de alguns dias de sintomas. Certifique-se de beber líquidos para evitar complicações futuras.
©
Shutterstock
Prevenir a salmonella
Se estiver doente, não cozinhe ou prepare comida para os outros. Sempre lave as mãos com água e sabão após usar o banheiro, bem como antes e depois de preparar comida ou comer.
©
Shutterstock
Mais ideias
Certifique-se de lavar as superfícies de preparação e consumo de alimentos antes e depois das refeições. Além disso, evite manusear outros alimentos ao trabalhar com carne crua, aves, frutos do mar ou ovos.
©
Shutterstock
Não beba água não tratada
Nunca beba água não tratada nem prepare comida com ela. Se não tiver certeza (se, por exemplo, estiver viajando), use água engarrafada para beber e cozinhar.
©
Shutterstock
Quanto tempo dura a salmonella?
Os sintomas da Salmonella geralmente duram de quatro a sete dias. Se você perceber que seus sintomas não estão melhorando, consulte um médico.
©
Shutterstock
Se a salmonella entrar na sua corrente sanguínea
Salmonella na sua corrente sanguínea, conhecida como bacteremia, pode começar a infectar outros órgãos e tecidos. Seus ossos, articulações, o revestimento do seu coração ou cérebro podem ficar inflamados. Também pode levar à sepse.
©
Shutterstock
Quando devo consultar um médico?
Se você notar febre alta, sangue nas fezes, boca ou garganta secas, sentir tontura ao ficar de pé ou outros sintomas semelhantes, procure atendimento médico.
©
Shutterstock
Que perguntas devo fazer?
Perguntas que você pode fazer ao médico podem incluir "Como controlar os sintomas em casa", "O que fazer se os sintomas piorarem ou mudarem" ou "Como me manter adequadamente hidratado?"
Fontes: (Cleveland Clinic)
©
Shutterstock
Lifestyle
Riscos
14/02/25
POR Notícias Ao Minuto
É provável que em algum momento da sua vida você tenha tido um caso de intoxicação alimentar. Pense em náuseas, cólicas e uma dor de estômago severa, provavelmente depois de comer algo que você não sabia que estava contaminado. Um dos culpados mais comuns é a bactéria salmonella (ou salmonela). A boa notícia é que essa infecção pode muitas vezes ser evitada com o conhecimento e o cuidado certos.
Nesta galeria, você encontrará tudo o que precisa saber sobre a salmonella, incluindo o que é, como preveni-la e quem deve se preocupar mais. Curioso sobre como se manter seguro e saudável? Clique agora.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA