Com forte calor, busca por ar-condicionado cresce no Brasil; veja dicas para economizar

As altas temperaturas no país passaram a ser registradas ainda em janeiro. No mês, o Magazine Luiza registrou um crescimento de 106,8% nas compras de ar-condicionado e ventiladores em comparação ao mesmo período do ano passado

© <p>Shutterstock</p>

Economia Calor 20/02/25 POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - Nas últimas semanas, a população de alguns estados brasileiros vem enfrentando uma onda de calor com temperaturas intensas. Em alguns pontos de São Paulo as temperaturas máximas devem chegar a a 35ºC diariamente, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

PUB

 

Na última quarta-feira (12), o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) registrou um recorde no consumo diário de energia. Na data, a temperatura de São Paulo chegou a bater 33°C e o operador registrou uma demanda de energia de 93.813 MW médios. No Rio de Janeiro, a temperatura chegou a 38,1°C.

As altas temperaturas no país passaram a ser registradas ainda em janeiro. No mês, o Magazine Luiza registrou um crescimento de 106,8% nas compras de ar-condicionado e ventiladores em comparação ao mesmo período do ano passado.

Na Amazon, as visitas à categoria de ar-condicionado no primeiro mês de 2025 cresceram 520% em relação a dezembro. Entre os dias 12 e 25 de janeiro, a empresa também registrou um aumento de vendas de ventiladores e climatizadores de 223% em relação ao mesmo período do ano passado.

A Casas Bahia registrou que as vendas de ar-condicionados triplicaram em comparação a dezembro. Os ventiladores contaram também com uma explosão de vendas e com um 115% de aumento nas buscas.

DICAS DE CONSUMO

A Enel indica que é necessário que os consumidores façam uso consciente de energia elétrica para garantir a economia financeira e o cuidado com o meio ambiente. Com relação ao ar-condicionado, é recomendado:

- Instalar o aparelho em local arejado, com boa circulação de ar- Evitar áreas expostas ao sol e manter os filtros limpos para não forçar o aparelho a trabalhar- Evitar o frio excessivo, regulando a temperatura em cerca de 23 graus- Manter portas e janelas fechadas para evitar que o ar frio escape- No momento da compra, escolha modelos que apresentem bons índices de eficiência energética. Aparelhos com o Selo Procel/INMETRO de economia de energia são os ideais- Não desligar o o ar condicionado do disjuntor, utilizando sempre o botão específico do próprio aparelhoA empresa apresenta também um simulador de consumo que permite calcular os gastos a partir da sinalização de quais eletrodomésticos existem em cada cômodo e tempo de uso.*COMO ECONOMIZAR?

CHUVEIROÉ recomendado tomar banhos rápidos na temperaturas mais baixas, já que isso pode ajudar a economizar cerca de 30% na conta de luz. Se possível, é indicado que os consumidores tomem banhos nas horas mais quentes do dia.

GELADEIRAÉ necessário manter a borracha de vedação em bom estado e evitar abrir a porta com frequência. A parte traseira da geladeira nunca deve ser utilizada para secar roupas ou sapatos, pois isso pode danificar o equipamento e aumentar o consumo de energia.

TELEVISÃOO consumidor deve evitar deixar a televisão ligada sem ninguém assistindo e é importante programar o timer para desligamento automático.

COMPUTADORPara reduzir o desperdício de energia, o computador deve ser desligado completamente após 2 horas de inatividade, e o monitor, após 15 minutos.

ILUMINAÇÃOAqueles que conseguirem devem trocar lâmpadas incandescentes e fluorescentes por LED, uma vez que essas consomem até 80% menos energia, são mais eficientes e aquecem menos o ambiente.

MÁQUINA DE LAVAR E SECADORAA máquina de lavar e a secadora devem ser sempre utilizadas com a capacidade máxima, evitando a função de água quente.

SEGURANÇAAqueles que vão aproveitar o período de calor para viajar também devem tomar alguns cuidados com a segurança elétrica. A Enel recomenda que os consumidores desliguem os aparelhos eletrônicos das tomadas, uma vez que esses aparelhos podem entrar em curto e causar incêndio caso haja alguma alteração na rede elétrica.

Com relação às crianças, é importante estar atento para que elas não se aproximem da rede elétrica. Além disso, fios e extensões devem ser mantidos fora de seu alcance.

Leia Também: Rio de Janeiro tem 17 cidades com alerta de calor extremo

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Economia Planos de Saúde 20/02/25

Entenda as novas regras para cancelar plano de saúde por dívida

Economia Calor 20/02/25

Com forte calor, busca por ar-condicionado cresce no Brasil; veja dicas para economizar

Economia INSS 20/02/25

Fila do INSS encosta em 2 milhões e atinge maior patamar desde governo Bolsonaro

Economia economia 20/02/25

Governo não consegue controlar preços 'do dia para a noite', mas haverá redução, diz Lula

Economia Crise 19/02/25

Queda da inflação na Argentina é resultado de recessão, diz economista

Economia Moedas 19/02/25

Dólar volta a ficar abaixo de R$ 5,70 e Bolsa cai com ata do Fed e tarifas de Trump

Economia Petrobas 20/02/25

Petrobras assina contrato com a britânica Centrica para compra de GNL

Economia Câmbio 20/02/25

Dólar abre em queda com incertezas comerciais e geopolíticas em foco

Economia economia 20/02/25

Lucro do Walmart cai para US$ 5,25 bilhões no 4º trimestre fiscal