© Reuters
(UOL/FOLHAPRESS) - O papa Francisco teve uma "noite tranquila" e já "levantou-se", informou o Vaticano na manhã desta quinta-feira (20). Ele está internado por causa de uma infecção nas vias respiratórias. Na terça-feira (18), uma tomografia revelou uma pneumonia bilateral.
PUB
Francisco apresentou condições clínicas "estáveis" com "uma leve melhora, especialmente nos índices inflamatórios" dos exames de sangue avaliados pela equipe médica, segundo o boletim desta quarta-feira (19) a noite. Ele leu jornais pela manhã e realizou atividades de trabalho no hospital Gemelli, em Roma, na Itália.
Papa aproveitou a tarde para se reunir com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni. Eles conversaram de forma privada por 20 minutos.
Agenda do papa está cancelada até domingo (23). Em um primeiro momento, a Santa Sé havia cancelado a agenda de Francisco até esta quarta, mas nesta quarta-feira (19) anunciou o cancelamento de sua audiência jubilar de sábado (22) e informou que o papa não presidiria a missa de domingo.
Essa é a quarta internação do papa desde que assumiu o pontificado, em 2013. Francisco tem um histórico de problemas respiratórios.
Nos últimos meses, pontífice sofreu duas quedas em sua residência no Vaticano. Em dezembro, bateu o queixo na mesa de cabeceira, e em janeiro, machucou o braço direito, precisando imobilizá-lo por precaução. Além disso, tem dores crônicas no joelho, que o obrigam a usar cadeira de rodas ou bengala em algumas ocasiões.
Leia Também: Tabagismo contribui indiretamente para doença renal crônica, aponta estudo