Justiça Eleitoral condena Marçal e o declara inelegível por 8 anos

Marçal publicou em suas redes sociais ofertas para a gravação de vídeos de apoio a candidatos "de direita" em troca de transferências via Pix de R$ 5 mil

© Divulgação

Política Justiça Há 10 Horas POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Justiça Eleitoral de São Paulo condenou Pablo Marçal (PRTB), candidato derrotado na eleição para prefeito da capital no ano passado, por abuso de poder político e econômico, determinando que ele fique inelegível por oito anos, a partir de 2024.

PUB

 

O juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral da capital, acolheu parcialmente ações movidas pela campanha de Guilherme Boulos (PSOL) e pelo PSB, partido que tinha Tabata Amaral como candidata.

Marçal publicou em suas redes sociais ofertas para a gravação de vídeos de apoio a candidatos "de direita" em troca de transferências via Pix de R$ 5 mil.

Segundo o juiz, a prática foi uma "conduta ilícita que ostenta a potencialidade de lesar o bem jurídico protegido (legitimidade das eleições)". Zorz afirmou ainda que a atitude de Marçal "configura conduta altamente reprovável (gravidade qualitativa) e violadora do princípio da legitimidade das eleições".

No processo, a defesa de Marçal afirmou que os recursos recebidos foram estornados posteriormente e que apenas seis pessoas chegaram a fazer transferências. Contudo, os argumentos não foram aceitos pelo juiz.

A Folha procurou a campanha de Marçal para comentar a decisão, mas não teve resposta. O candidato derrotado ainda pode recorrer.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Política Bolsonaro 21/02/25

Bolsonaro terá privilégios de ex-chefe de Estado em eventual prisão no Exército

Política Justiça Há 10 Horas

Justiça Eleitoral condena Marçal e o declara inelegível por 8 anos

Política Justiça Há 20 Horas

Bolsonaro diz que exagerou ao falar 'caguei' para prisão

Política Justiça Há 21 Horas

Carlos Bolsonaro chora em evento do PL e diz que Brasil não vive democracia

Política Direita 21/02/25

Tarcísio interrompe entrevista e evita pergunta sobre Bolsonaro após evento com tom eleitoral

Política ultima-hora 21/02/25

Lula deixa o Hospital Sírio-Libanês após concluir bateria de exames

Política ultima-hora 21/02/25

Cid diz que Bolsonaro pediu levantamento sobre joias e venda para arrecadar dinheiro