Extrema direita perde para conservadores em eleição alemã, diz resultado

O partido Alternativa para a Alemanha (AfD) consolidou-se como a segunda maior força política, com 20,8% dos votos

© Lusa

Mundo Alemanha Há 7 Horas POR Notícias ao Minuto

O bloco conservador, liderado por Friedrich Merz, venceu as eleições legislativas na Alemanha com 28,6% dos votos, segundo os resultados finais divulgados neste domingo (23). O partido Alternativa para a Alemanha (AfD) consolidou-se como a segunda maior força política, com 20,8% dos votos.

PUB

 

O Partido Social-Democrata (SPD), do atual chanceler Olaf Scholz, teve um desempenho fraco, alcançando 16,4% dos votos, enquanto seu parceiro de coalizão, os Verdes, obteve 11,6%. O partido A Esquerda (Die Linke) registrou uma leve recuperação, atingindo 8,8%, um resultado superior aos 4,9% obtidos em 2021.

Merz busca alianças para formar governoApesar da vitória, Friedrich Merz precisará formar uma coalizão para governar. O candidato dos Verdes, Robert Habeck, declarou que está aberto ao diálogo e disposto a assumir responsabilidades no novo governo caso Merz o considere um parceiro viável.

Já o Partido Liberal Democrático (FDP), que era uma aposta natural de Merz para formar uma coalizão, não atingiu o mínimo de 5% dos votos necessários para garantir representação no Bundestag, o parlamento alemão.

Enquanto isso, a líder da AfD, Alice Weidel, declarou que seu partido está disponível para negociações. No entanto, Merz descartou qualquer aliança com a extrema-direita, reafirmando o ‘cordão sanitário’ contra a sigla.

"Temos visões totalmente opostas sobre política externa, segurança e a OTAN. Eles podem estender a mão quantas vezes quiserem, mas não vamos comprometer nossa posição. O futuro do país não pode ser pautado por uma autointitulada ‘Alternativa para a Alemanha’”, declarou Merz durante um debate com os líderes partidários.

Entre os temas que dividem a CDU e a AfD, a política de segurança e defesa é um dos mais sensíveis. Merz afirmou que, diante da pressão russa e da nova administração dos Estados Unidos, liderada por Donald Trump, a Europa deve se tornar progressivamente mais independente dos EUA em termos estratégicos.

"Vou formar um governo que represente toda a população e buscarei soluções para os desafios do país. Não sabemos ainda como essa coalizão será estruturada, mas precisamos respeitar a decisão do povo alemão", declarou Merz.

Com a vitória confirmada, Merz se comprometeu a formar um governo o mais rápido possível, evitando longas negociações de coalizão.

"Os democratas-cristãos honrarão sua responsabilidade e garantirão a governabilidade do país após essa vitória. O mundo não está esperando que a Alemanha passe meses em negociações políticas", disse Merz aos apoiadores durante um discurso na sede da CDU, em Berlim.

Leia Também: Alibaba vai investir 260 bilhões de reais em IA e computação em 'cloud'

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo Eleições Há 22 Horas

Boca de urna aponta vitória de conservadores do CDU na Alemanha

Mundo Guerra na Ucrânia Há 23 Horas

Zelensky se diz disposto a deixar presidência "pela paz da Ucrânia"

Mundo EUA Há 16 Horas

Trump critica Biden por comprar petróleo à Venezuela e "fortalecer" Maduro

Mundo Alemanha 23/02/25

Com Musk, EUA e imigração, extrema direita busca resultado histórico em eleição na Alemanha

Mundo American Airlines Há 21 Horas

Ameaça de bomba obriga avião da American Airlines a divergir para Roma

Mundo Papa Francisco Há 23 Horas

Turistas e religiosos sentem falta do papa Francisco durante missa em Roma

Mundo Ucrânia/Rússia 23/02/25

Trump vai estar em Moscou no Dia da Vitória, diz jornal francês

Mundo Alemanha Há 7 Horas

Extrema direita perde para conservadores em eleição alemã, diz resultado

Mundo Reddit Há 5 Horas

Amigos são convidados para festa, ninguém responde e evento vira o caos