Notícias Ao Minuto

Família de refém lança apelo a Netanyahu e Trump após vídeo do Hamas

O vídeo, com mais de três minutos de duração, mostra os dois reféns conversando em hebraico com um refém já libertado, pedindo-lhe para contar sobre sua experiência em cativeiro

O vídeo, com mais de três minutos de duração, mostra os dois reféns conversando em hebraico com um refém já libertado, pedindo-lhe para contar sobre sua experiência em cativeiro

© AHMAD GHARABLI/AFP via Getty Images

Mundo Israel/Hamas 25/03/25 POR Notícias ao Minuto

A família de Elkana Bohbot, refém israelense, fez um apelo ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após a divulgação de um vídeo em que ele aparece ao lado de outro prisioneiro. O vídeo foi compartilhado pelo Hamas, grupo islamita palestino, nesta segunda-feira.

PUB

 

No comunicado, os familiares pedem: "Por favor, imaginem que este é o vosso filho, o pai do vosso neto, à espera para ver a luz do dia, ouvindo sobre as bombas das Forças de Defesa Israelenses e vivendo em constante medo pela sua vida", como relatado pela CNN.

O vídeo, com mais de três minutos de duração, mostra os dois reféns conversando em hebraico com um refém já libertado, pedindo-lhe para contar sobre sua experiência em cativeiro. A gravação, que não tem a data confirmada, parece ter sido feita sob coação e pode ter ocorrido após o fim do cessar-fogo entre Israel e o Hamas, na semana passada, conforme indicado no vídeo.

Os reféns falaram sobre os perigos que enfrentam desde o recomeço dos ataques israelenses em Gaza na madrugada de terça-feira.

Elkana Bohbot, de 36 anos, foi sequestrado durante um festival de música eletrônica em 7 de outubro de 2023. Ele estava ajudando na evacuação do evento e no atendimento aos feridos quando foi capturado. Bohbot é pai de um filho de quatro anos.

Yosef-Chaim Ohana, de 24 anos, também foi sequestrado no mesmo ataque enquanto ajudava os feridos e os direcionava para as ambulâncias. Sua família afirmou ter recebido um sinal de vida antes da divulgação do vídeo.

A família de Bohbot autorizou a divulgação do vídeo, mas a família de Ohana não se pronunciou. A família de Bohbot relatou que ele sofre de problemas respiratórios e de pele, além de ser asmático, e está em condições precárias, tendo perdido muito peso devido à fome constante.

O cessar-fogo foi rompido por Israel na terça-feira, 18 de março. Desde então, os ataques israelenses já causaram mais de 600 mortos e mais de mil feridos em Gaza.

Leia Também: Hamas divulga vídeo de reféns israelenses após mais de 500 dias presos

Leia Também: Palestino vencedor do Oscar é sequestrado por militares de Israel

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo EUA 24/03/25

Trump manda retirar retrato seu de edifício governamental no Colorado

Mundo Viral 24/03/25

Suspeita que 'conquistou' internet com cara de anjo é presa pela 2.ª vez

Mundo United Airlines 24/03/25

Avião com destino a China volta aos EUA por piloto não ter passaporte

Mundo Gierra 25/03/25

Palestino vencedor do Oscar é sequestrado por militares de Israel

Mundo Estados Unidos 24/03/25

Jornalista relata suposto vazamento de informações militares secretas dos EUA

Mundo Caso Pélicot 24/03/25

Filho de Dominique Pélicot fala sobre como vive com a verdade devastadora

Mundo Guerra 24/03/25

Ucrânia e Rússia ignoram trégua enquanto negociam com os EUA

Mundo Estados Unidos 24/03/25

'Não me arrependo do voto', diz trumpista casado com imigrante presa

Mundo Médio Oriente 24/03/25

Israel recusa que ajuda a Gaza possa "dar poder ao Hamas"

Mundo Migração 24/03/25

Venezuela recebe deportados após EUA enviar imigrantes a El Salvador