Meteorologia

  • 26 FEVEREIRO 2025
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Refém libertado pelo Hamas ficou 490 dias em cativeiro sob tortura e fome

Sharon Sharabi revelou que seu irmão, Eli Sharabi, foi mantido em condições desumanas nos túneis do Hamas, sem saber que sua esposa e filhas haviam sido mortas.

Refém libertado pelo Hamas ficou 490 dias em cativeiro sob tortura e fome
Notícias ao Minuto Brasil

26/02/25 10:41 ‧ Há 4 Horas por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Oriente Médio

Sharon Sharabi descreveu os 490 dias de cativeiro de seu irmão, Eli Sharabi, como um período de “tortura” e “fome”. Ele foi sequestrado pelo Hamas em 7 de outubro de 2023 e libertado no último dia 8 de fevereiro, em estado gravemente debilitado.

 

Em entrevista à Sky News, Sharon relatou que Eli passou esse tempo confinado em túneis subterrâneos em Gaza, onde sofreu maus-tratos constantes. “Desde o primeiro dia, ele foi mantido sob condições extremamente difíceis, dezenas de metros abaixo do solo, tratado de forma humilhante e ameaçadora”, disse.

Além da desnutrição severa, Eli também foi espancado e privado de necessidades básicas, como água potável e ar puro. Durante todo o cativeiro, ele não soube que sua esposa e suas duas filhas haviam sido mortas no ataque de 7 de outubro. No dia de sua libertação, ainda acreditava que as reencontraria. “Ele só soube da verdade quando chegou a Israel. A família contou com a ajuda de um especialista para dar a notícia”, relatou Sharon.

A libertação de Eli, no entanto, teve um impacto duplo para a família, já que seu irmão, Yossi, também foi sequestrado na mesma data e não retornou. O Hamas alega que Yossi foi morto em um ataque aéreo israelense. “Assim como lutei pelo Eli, vou lutar pelo Yossi e por todos os reféns”, afirmou Sharon.

A primeira fase do acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas segue em vigor desde 19 de janeiro e tem previsão de término no próximo sábado, 1º de março. Como parte do acordo, na quinta-feira, mais quatro corpos de reféns serão entregues em troca da libertação de mais de 600 palestinos detidos por Israel.

Leia Também: Hamas confirma entrega de corpo de refém israelense como parte de acordo

Leia Também: Israel se despede de Shiri Bibas e seus filhos em cerimônia comovente

Campo obrigatório