Doença de Crohn: É grave a condição que afeta Felipe Neto e outros famosos?
O jornalista brasileiro preocupou os fãs ao parar na UTI de hospital no Reino Unido.
Doença de Crohn: É grave a condição que afeta Felipe Neto e outros famosos?
Pode não parecer, mas a doença de Crohn é uma condição surpreendentemente comum. Para se ter uma ideia, cerca de 1,3% de todos os adultos norte-americanos sofrem dessa enfermidade. Mesmo assim, e apesar da dor que causa, não se fala o suficiente da síndrome inflamatória. Lidar com a doença de Crohn é uma batalha constante contra a dor e não há cura. No entanto, é possível viver uma vida relativamente saudável e feliz com ela, tomando certos cuidados.
Mas quais são alguns dos sintomas mais conhecidos? Pessoas com a doença de Crohn geralmente apresentam dor abdominal intensa e diarreia. A dor pode estar em qualquer parte do trato gastrointestinal. Felizmente, alguns famosos vieram a público para revelar que sofrem da doença de Crohn e como convivem com ela, apesar das dificuldades.
Clique na galeria para saber mais sobre a situação de Felipe Neto e de outras celebridades que têm a doença de Crohn.
©
AgNews
O que é?
A doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal crônica. Pode ocorrer ao longo de todo o trato gastrointestinal.
©
Shutterstock
No que consiste o trato gastrointestinal?
O trato gastrointestinal inclui boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e região anal. A doença de Crohn ocorre com mais frequência no íleo e no cólon.
©
Shutterstock
Causas
Existem dois fatores principais que podem causar a doença de Crohn. Primeiro, pode ser uma predisposição genética. Se você tem alguém na sua família com essa condição, é muito mais provável que você a tenha.
©
Shutterstock
Fatores externos
Os cientistas também pensam que o seu 'ambiente' pode ser uma causa. Fatores externos como dieta, estresse, quantidade de exercícios, tabagismo, poluição do ar, higiene infantil e amamentação podem desempenhar um papel no desenvolvimento ou não da doença de Crohn.
©
Shutterstock
Resposta imunológica desregulada
Quando há um patógeno estranho no seu corpo, o seu sistema imunológico trabalha para se livrar dele. Portanto, quando há bactérias e vírus no trato gastrointestinal, o sistema imunológico causa inflamação na área para matar os corpos estranhos.
©
Shutterstock
Resposta imunológica desregulada
Normalmente, quando a bactéria é eliminada pelo sistema imunológico, a resposta imunológica é desativada. No entanto, com a doença de Crohn, o sistema imunológico não consegue desligar-se. Ele simplesmente continua inflamando a área infectada.
©
Shutterstock
Resposta imunológica desregulada
As úlceras criadas pela resposta imunológica permanecem em vez de desaparecer. Esta inflamação crônica é a fonte dos sintomas da doença de Crohn.
©
Shutterstock
Sintomas
Como mencionado, a doença de Crohn pode aparecer em qualquer parte do trato gastrointestinal. Portanto, cada paciente pode apresentar sintomas diferentes. As mais comuns são dores abdominais, geralmente na região do íleo.
©
Shutterstock
Sintomas
Um segundo sintoma comum é a diarreia. Isso ocorre porque o cólon e o íleo não conseguem absorver água devido à inflamação. Então, a água apenas percorre seu corpo. Outros sinais da doença de Cronh incluem perda de peso, sensibilidade abdominal, perda de apetite, febre, fadiga, sangramento retal e marcas e úlceras na pele anal.
©
Shutterstock
Crianças
A doença de Crohn em crianças é um pouco diferente. Os sintomas mais prováveis são de crescimento atrofiado e falta de crescimento. É menos provável que os pequenos sintam os outros sintomas da condição.
©
Shutterstock
Outros sintomas
Às vezes, a doença de Crohn é indicada por sintomas não gástricos. Isso inclui dores nas articulações, inflamação do fígado, osteoporose, problemas de pele, problemas oculares, úlceras na boca e anemia.
©
Shutterstock
Tratamento
Atualmente não há cura para a doença de Crohn. No entanto, é possível viver uma vida normal com a condição. Os médicos geralmente prescrevem medicamentos em princípio.
©
Shutterstock
Remédios
Medicamentos eficazes incluem pílulas antiinflamatórias, antibióticas e imunossupressoras. Os antibióticos têm como objetivo controlar as bactérias intestinais e reduzir a resposta imunológica que causa a inflamação.
©
Shutterstock
Cirurgia
Também é possível remover parte do trato gastrointestinal por meio de cirurgia. No entanto, a cirurgia não curará a doença. Além disso, existem muitas partes do trato gastrointestinal que não podem ser removidas porque são biologicamente necessárias para a vida.
©
Shutterstock
Tyler James Williams
O astro da série 'Abbott Elementary' e também sempre lembrado por 'Todo Mundo Odeia o Cris', Tyler James Williams revelou que sofreu uma experiência de quase morte com a doença de Crohn após ser diagnosticado em 2017. O ator estava achando difícil ganhar músculos devido à dor de estômago. "Eu estava realmente levando meu corpo ao limite", disse ele em entrevista à Men’s Health sobre sua experiência na época, que coincidiu com sua agenda lotada nas séries 'Criminal Minds' e 'Detroit'.
Seu corpo logo "desabou". Seu gastroenterologista encontrou tecido cicatricial em seus intestinos e Tyler teve que se submeter a uma cirurgia de emergência para remover 15 centímetros da parte inferior do intestino.
Mas seus intestinos foram perfurados durante a recuperação, fazendo com que ele ficasse séptico e fosse levado às pressas de volta para cirurgia. Felizmente, ele ficou bem após esse susto.
© Getty Images
Mike McCready
McCreedy é mais conhecido por seu papel como guitarrista da banda Pearl Jam. Ao longo de toda a sua carreira, o músico lutou contra a doença de Crohn e até já precisou abandonar o palco uma vez devido a um ataque de dor. Hoje em dia ele convive com a doença e é ativista da Crohn’s & Colitis Foundation of America.
©
Getty Images
Dwight Eisenhower (1890-1969)
Dwight Eisenhower foi o 34º presidente dos Estados Unidos. O líder foi diagnosticado com doença de Crohn enquanto ocupava o cargo mais importante do país em 1956. Ele foi hospitalizado e submetido a uma cirurgia para aliviar a dor.
©
Getty Images
Evaristo Costa
O jornalista brasileiro preocupou os fãs ao parar na UTI de hospital no Reino Unido. Em janeiro de 2024, Evaristo Costa esteve internado em um hospital em Cambridge, cidade onde vive com a família, devido complicações relacionadas à Doença de Crohn. Na época, ele se queixou de fortes dores abdominais, além de febre, perda de peso e diarreia e esteve vários em observação. O ex-apresentador da Globo teve o diagnóstico da doença de Crohn há mais de quatro anos.
Em entrevista ao PodCringe, em setembro, Evaristo afirmou ter perdido mais de 22 kg ao longo de três semanas. "Me sinto definhando, é como eu explico ao médico. Todos os dias eu me sinto definhando", explicou.
©
TV Globo/Zé Paulo Cardeal
Shannen Doherty
Shannen Doherty estrelou séries de sucesso como 'Barrados no Baile' e 'Charmed'. Enquanto trabalhava, a atriz também lutava contra a doença de Crohn. Ela disse à imprensa que manteve isso em segredo porque não achava que fosse algo muito atraente para se falar.
©
Getty Images
Dan O’Bannon (1946-2009)
O’Bannon co-escreveu o livro que serviu de base para o icônico filme 'Alien, o 8º Passageiro' (1979), do qual também assinou o roteiro. Ele usou sua experiência com a doença de Crohn como inspiração para o filme, especialmente para a parte em que o alienígena irrompe do peito de John Hurt.
©
Getty Images
Cynthia McFadden
A popular jornalista de televisão Cynthia McFadden tem que lidar com a doença de Crohn todos os dias. Ela é uma ativista e é um exemplo de como a condição não precisa necessariamente atrasar sua vida.
©
Getty Images
Anastacia
Anastacia foi um ícone do pop nos anos 90 com as suas canções 'I’m Outta Love' e 'Sick and Tired'. A cantora teve que passar por uma cirurgia durante sua carreira e até ficou em uma cadeira de rodas após a operação.
©
Getty Images
Ben Morrison
O comediante Ben Morrison conseguiu transformar sua experiência com a doença de Crohn em material divertido para seu show ao vivo. O humorista já relatou seus dias de adolescente com a condição em sua performance.
©
Getty Images
Felipe Neto
Em agosto de 2020, o influenciador brasileiro comentou como convive com a condição inflamatória crônica do trato gastrointestinal. "Queria só explicar que eu sofro de Doença de Crohn, que é uma doença sem cura e extremamente difícil de lidar. Por sorte, tenho a versão branda da doença, mas convivo com crises e tenho que regular meu organismo. Além disso, tornei-me vegetariano e, por ter a doença, preciso controlar muita coisa", explicou Felipe Neto.
©
TV Globo/Divulgação
Pete Davidson
O astro do 'Saturday Night Live' Pete Davidson foi diagnosticado com a doença de Crohn quando tinha 17 anos. O comediante costumava lidar com a dor fumando maconha medicinal, mas conseguiu se livrar das drogas e encontrou outras maneiras de lidar com a condição.
©
Getty Images
George Steele (1937-2017)
Também conhecido como 'The Animal', Steele era um lutador profissional dos EUA. Ele foi diagnosticado em 1988 e posteriormente interrompeu sua carreira. Felizmente, em 2002, seu cólon foi removido e ele conseguiu recuperar a saúde.
©
Getty Images
Theoren Fleury
Fleury foi uma estrela do hóquei no gelo em sua época. Ele até ganhou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002. Ele foi diagnosticado com doença de Crohn em 1995, mas não deixou que isso o impedisse de jogar de forma incrível.
©
Getty Images
David Garrard
O ex-jogador de futebol americano David Garrard jogou 12 temporadas no Jacksonville Jaguars. Em 2004, ele foi diagnosticado com doença de Crohn. Para aliviar os sintomas, os médicos realizaram uma cirurgia para remover quase 30 centímetros do intestino. Depois disso, ele estava em forma novamente.
©
Getty Images
Larry Nance Jr.
O jogador profissional de basquete Larry Nance Jr. foi diagnosticado com doença de Crohn quando tinha apenas 16 anos. Os medicamentos Remicade e prednisona mudaram sua vida para melhor. Ele disse à mídia que as pessoas que sofrem dessa condição "nunca deveriam permitir que isso as impedisse ou limitasse sua vida de forma alguma".
©
Getty Images
Seantrel Henderson
O jogador de futebol americano Seantrel Henderson passou por momentos difíceis com a doença de Crohn. Para amenizar as dores da condição e das duas cirurgias que fez em relação ao Crohn, ele fumou maconha medicinal prescrita. No entanto, a NFL ainda o suspendeu de jogar 10 jogos. A Liga Profissional de Futebol Americano não aceita a maconha como medicamento oficial para a doença de Crohn.
Fontes: (Medium) (Health.com)
©
Getty Images
Lifestyle
Saúde
14/01/25
POR Notícias Ao Minuto
Pode não parecer, mas a doença de Crohn é uma condição surpreendentemente comum. Para se ter uma ideia, cerca de 1,3% de todos os adultos norte-americanos sofrem dessa enfermidade. Mesmo assim, e apesar da dor que causa, não se fala o suficiente da síndrome inflamatória. Lidar com a doença de Crohn é uma batalha constante contra a dor e não há cura. No entanto, é possível viver uma vida relativamente saudável e feliz com ela, tomando certos cuidados.
Mas quais são alguns dos sintomas mais conhecidos? Pessoas com a doença de Crohn geralmente apresentam dor abdominal intensa e diarreia. A dor pode estar em qualquer parte do trato gastrointestinal. Felizmente, alguns famosos vieram a público para revelar que sofrem da doença de Crohn e como convivem com ela, apesar das dificuldades.
Clique na galeria para saber mais sobre a situação de Felipe Neto e de outras celebridades que têm a doença de Crohn.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA