Festa de 45 anos do PT neste sábado terá Lula, ministros e samba no Rio

De acordo com a agenda da presidência, Lula deve voltar para Brasília ainda durante o evento, às 12h30.

© Getty

Política PT Há 13 Horas POR Estadao Conteudo

O segundo dia da festa dos 45 anos do PT, no Centro do Rio de Janeiro, terá participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros de estado e políticos ligados à legenda, além de uma programação de shows de samba. De acordo com a agenda da presidência, Lula deve voltar para Brasília ainda durante o evento, às 12h30.

PUB

 

 

Por volta das 9h, havia longa fila no portão do Armazém 3 do Píer Mauá, na Zona Portuária da cidade. São esperadas 3 mil pessoas, capacidade máxima do espaço. A programação, que apontava a chegada do presidente às 9h30, está atrasada. A expectativa é que Lula chegue entre 10h30 e 11h00.

 

Dentro do galpão, logo na entrada, há uma série de barracas vendendo camisetas, bandeiras e apetrechos, ora com a estrela do PT, ora com a imagem vetorizada do rosto de Lula mais jovem, nos tempos do sindicato. Uma exposição com fotos e a história da legenda, antecede um espaço com sofás, mesas e bar. Tudo quanto possível é vermelho, a cor do partido. Forte, o ar condicionado aplaca o calor do exterior, na casa dos 34ºC.

 

Ao fundo, o palco a ser ocupado pelas lideranças da legenda, apresenta no momento uma plateia ainda pequena, que é gradualmente ocupada por militantes.

 

Segundo a Fundação Perseu Abramo, além do presidente da República, estão confirmados o secretário geral da presidência, Marcio Macedo e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, que balançam nos cargos. Outras presenças garantidas são dos ministros Esther Dweck, da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Anielle Franco, da Igualdade Racial, Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e Luiz Marinho, do Trabalho. Fecha a lista o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

 

Assim como ontem, no primeiro dia de festa, a bancada do PT deve comparecer em peso, o que inclui a deputada federal e presidente da Legenda, Gleisi Hoffmann, cotada para assumir algum ministério após a reforma planejada por Lula da Esplanada. Fontes do partido, no entanto, têm negado rumores de que Lula já poderia anunciar Gleisi ministra hoje. A jornalistas, ontem, Gleisi não quis comentar o assunto.

 

Depois do ato político, haverá um sarau de literatura, música e poesia, seguido de shows de passinho (funk) e dos sambistas Moacyr Luz, Pretinho da Serrinha, Teresa Cristina, Roberta Sá e bateria da escola de samba Grande Rio.

Leia Também: Bolsonaro sugere IA contra Moraes, mas pode ser prejudicado com resposta

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Política Inteligência Artificial Há 14 Horas

Bolsonaro sugere IA contra Moraes, mas pode ser prejudicado com resposta

Política Justiça Há 18 Horas

Justiça Eleitoral condena Marçal e o declara inelegível por 8 anos

Política Justiça 21/02/25

Bolsonaro diz que exagerou ao falar 'caguei' para prisão

Política Justiça 21/02/25

Carlos Bolsonaro chora em evento do PL e diz que Brasil não vive democracia

Política Governo Bolsonaro Há 15 Horas

Bolsonaro pediu levantamento de joias e venda dos itens, afirma Cid

Política Direita 21/02/25

Tarcísio interrompe entrevista e evita pergunta sobre Bolsonaro após evento com tom eleitoral

Política PT Há 13 Horas

Festa de 45 anos do PT neste sábado terá Lula, ministros e samba no Rio