Raquel Lyra deve anunciar saída do PSDB e filiação ao PSD de Kassab

A cerimônia de filiação de Raquel Lyra ao PSD está marcada para a noite do dia 10, no Recife, após o Carnaval

© Reprodução / Twitter

Política Raquel Lyra Há 6 Horas POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, deverá anunciar ainda nesta terça-feira (25) sua filiação ao PSD. A mudança de partido marca o início de uma debandada no PSDB, legenda pela qual ela foi eleita em 2022.

PUB

 

A cerimônia de filiação de Raquel Lyra ao PSD está marcada para a noite do dia 10, no Recife, após o Carnaval. A governadora já teria informado a seus aliados sobre a decisão na noite de segunda-feira (24).

Atualmente, o PSDB tem três governadores: além de Raquel, em Pernambuco, são filiados à sigla Eduardo Leite, no Rio Grande do Sul, e Eduardo Riedel, em Mato Grosso do Sul. Os dois permanecem na legenda.

Raquel Lyra negocia uma ida para o PSD, de Gilberto Kassab, há algum tempo. Ela vai comandar o diretório da legenda em Pernambuco. O MDB também foi cogitado como destino, mas a governadora bateu o martelo pela filiação ao PSD.Lideranças do PSDB estão se reunindo com dirigentes do MDB, do Podemos e do PSD para discutir uma união partidária.

A junção com o PSDB fará com que a bancada da agremiação com quem se aliar dê um salto, já que o partido tem 13 deputados federais e três senadores. O aumento terá reflexo também no fundo partidário, proporcional ao número de parlamentares de cada legenda.

Como mostrou a Folha de S.Paulo, a polarização em Pernambuco entre a governadora e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), é marcada pela indefinição de alianças partidárias e políticas visando as eleições de 2026.

Enquanto a governadora vai tentar a reeleição, o prefeito do Recife é cotado para ser o nome da oposição na disputa pelo governo estadual.

Aliados avaliam que, se a eleição fosse hoje, não teriam dúvidas da candidatura, mas dizem que João Campos ainda tem mais de um ano pela frente e que, nesse período, o cenário pode mudar.

Um indício de que o prefeito pretende disputar a eleição estadual foi o fato de escolher o ex-chefe de gabinete e amigo pessoal Victor Marques (PC do B) como vice na sua chapa nas eleições de 2024.

O vice-prefeito eleito poderá assumir a prefeitura em caso de renúncia de João Campos em abril de 2026 para ser candidato ao governo.

Na esfera estadual, Raquel tem como prioridade para 2025 a entrega de obras e a tentativa de fortalecer o governo politicamente. A avaliação interna é a de que é preciso deslanchar neste ano, inclusive com ações concretas na região metropolitana do Recife, para se sobrepor à alta popularidade de Campos.

A gestão Raquel também aposta que o prefeito terá uma oposição mais contundente na Câmara Municipal, podendo gerar questionamentos sobre a qualidade da gestão municipal, mesmo após uma reeleição dele com 78% dos votos válidos.

Leia Também: INSS começa a pagar aposentadorias de fevereiro

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Política Emergência Médica Há 12 Horas

Dilma Rousseff é internada às pressas na China depois de passar mal

Política Justiça Há 9 Horas

Dino responde advogado de Bolsonaro e diz que STF dará direito a ampla defesa

Política Câmara dos Deputados 24/02/25

Acordo de Hugo Motta pretende aumentar número de deputados de 513 para 527

Política Governo Lula Há 11 Horas

Lula se queixa de vazamentos em reta final antes de reforma ministerial

Política Direita 24/02/25

Zema distorce situação de Bolsonaro, ataca Justiça e se esquiva sobre denúncia

Política Justiça Há 21 Horas

Advogado de Bolsonaro se encontra com Barroso e reafirma que pedirá anulação da delação de Cid

Política Governo Há 18 Horas

Em rede nacional, Lula explica programas Pé-de-Meia e Farmácia Popular

Política Declarações Há 23 Horas

Anielle rebate Silvio Almeida, diz que postura intimida vítimas e fala em 'estratégia repulsiva'

Política Raquel Lyra Há 6 Horas

Raquel Lyra deve anunciar saída do PSDB e filiação ao PSD de Kassab

Política ultima-hora Há 6 Horas

Dilma 'responde bem' a tratamento por inflamação em Xangai