Parte de teto de igreja tombada pelo Iphan desaba na BA

A Igreja São João de Deus estava sem funcionar e não houve feridos

© Reprodução

Brasil São João de Deus Há 9 Horas POR Folhapress

MACEIÓ, AL (FOLHAPRESS) - Parte do teto da Igreja São João de Deus, localizada em Cachoeira (BA) desabou no início da noite de domingo (23). O templo, tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), estava sem funcionar e não houve feridos, de acordo com a Defesa Civil.

PUB

 

O Iphan não respondeu aos questionamentos da reportagem sobre o desabamento e as providências a serem tomadas.

A igreja, construída em 1729, necessita de restauro, segundo Pedro Erivaldo, coordenador da Defesa Civil de Cachoeira. O desabamento ocorreu por volta das 18h.

Na manhã seguinte, a Defesa Civil realizou uma vistoria no local e orientou a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira, responsável pela igreja, a encaminhar o pedido de restauro aos órgãos competentes.

A Diocese de Cruz das Almas informou que, em abril de 2024, a paróquia Nossa Senhora do Rosário já havia notificado a provedoria da Santa Casa sobre a situação estrutural do templo e suspendeu as celebrações que aconteciam no local. A paróquia também aconselhou o fechamento total da igreja e a retirada das imagens sacras.

O documento com as notificações, segundo a Diocese, teria sido recebido pela provedoria da Santa Casa em 24 de abril de 2024. O mesmo documento foi encaminhado e recebido pelo escritório do Iphan em Cachoeira, pela Câmara de Vereadores e pela Cúria Diocesana.

A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira também não se posicionou.

Há cerca de 20 dias, o forro do teto da Igreja e Convento de São Francisco desabou e causou a morte de uma turista, além de cinco pessoas terem ficado feridas. Somente em Salvador, oito igrejas estão interditadas.

Nesta segunda-feira (24), um incêndio atingiu a Câmara Municipal de Salvador, tombada pelo Iphan. O fogo afetou o telhado sobre o Salão Nobre e as salas de comissões do prédio, que é do século 17. Não houve feridos.

A Câmara informou que, por cautela, todo o prédio foi interditado até a equipe de manutenção realizar os trabalhos técnicos necessários e a perícia identificar as causas do incêndio.

As sessões ordinárias foram transferidas para o auditório do Centro de Cultura da Câmara, que fica em um anexo do outro lado da Praça Municipal, próximo ao Elevador Lacerda. Até a reabertura, funcionários serão relocados para outros espaços ou vão trabalhar em regime de home office.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Brasil Café Há 19 Horas

Anvisa suspende venda de sete marcas de café por substâncias irregulares

Brasil Mega Há 17 Horas

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 130 milhões

Brasil Saúde 24/02/25

Transplantes de intestino delgado e multivisceral estarão disponíveis no SUS

Brasil Saúde Há 10 Horas

Governo anuncia vacina 100% nacional contra a dengue no SUS em 2026

Brasil Tragédia Há 17 Horas

Homem morre após levantar fiação para passagem de trio elétrico em Goiânia

Brasil São Paulo Há 15 Horas

Moradores reclamam de água com coloração escura e mau odor na zona sul de SP

Brasil São João de Deus Há 9 Horas

Parte de teto de igreja tombada pelo Iphan desaba na BA

Brasil Calor Há 14 Horas

Temperatura máxima em São Paulo pode chegar aos 31°C nesta terça (25)

Brasil Folia Há 8 Horas

Bloco Afoxé Filhos de Ghandy é investigado por suspeita de transfobia