Carnaval: veja dicas para se prevenir de lesões e curtir os bloquinhos
No Carnaval, os movimentos rápidos, as mudanças de direção e os saltos podem colocar muita pressão na articulação e gerar dores ou lesões. Saiba o que fazer

© Divulgação / Instituto Trata

Lifestyle Dicas
Todos os anos, uma significativa parcela de celebridades e foliões anônimos sofre lesões nos membros inferiores durante as festividades de Carnaval. Entre as áreas mais afetadas está a articulação do joelho, uma das mais complexas e exigidas do corpo humano. Sua vulnerabilidade aumenta especialmente nesta época do ano, quando movimentos rápidos, o uso de salto alto e até o tipo de solo podem contribuir para dores e lesões.
Mas por que, então, lesões como essa são tão comuns?
Segundo a fisioterapeuta e Diretora Clínica do Instituto Trata de Guarulhos, Raquel Silvério, as lesões no joelho são comuns devido a uma combinação de fatores, como predisposições anatômicas e genéticas, e externos, como atividades físicas intensas e acidentes.
Raquel ainda explica que, embora o joelho seja uma articulação exposta e sujeita a impactos diretos, a alta incidência de lesões está relacionada à sua função complexa e ao papel crítico que desempenha no movimento e na sustentação do peso do corpo.
"No Carnaval, com os saltos e movimentos bruscos, a sobrecarga na articulação do joelho é ainda maior, o que aumenta significativamente o risco de lesões. O joelho precisa manter um delicado equilíbrio entre mobilidade e estabilidade, o que o torna particularmente suscetível a danos, tanto por traumas quanto por uso excessivo ou fatores biomecânicos. Além disso, a falta de condicionamento adequado e a execução incorreta de movimentos também podem elevar esse risco", explica Raquel.
Então, para quem está nessa preparação intensa, ou para quem vai se jogar na folia nas ruas, algumas dicas simples podem ajudar a prevenir lesões, veja:
Aquecimento adequado: Antes de qualquer atividade, faça um bom aquecimento! Não vale só começar a dançar sem preparar o corpo. Alongamentos dinâmicos e exercícios leves ajudam a preparar os músculos e articulações.
Fortaleça os músculos ao redor do joelho: Fortalecer os quadríceps, isquiotibiais e panturrilhas pode dar mais estabilidade à articulação. Isso pode ser um divisor de águas quando se trata de prevenir lesões.
Cuide da técnica e postura: Muitas vezes, lesões acontecem quando fazemos os movimentos de forma inadequada. No Carnaval, onde a empolgação é grande, é essencial manter o controle para evitar sobrecarga nas articulações.
Use calçados adequados: Embora no Carnaval a fantasia seja essencial, o tipo de sapato também faz toda a diferença. Escolher um bom par de tênis, principalmente nos ensaios e treinos, pode ajudar a prevenir lesões nos pés e joelhos.
“Além dessas dicas, o autoconhecimento, o preparo adequado e cuidados direcionados são fundamentais para proteger a articulação e manter a saúde a longo prazo”, finaliza Raquel Silvério.