Butantan começa a produzir sua vacina contra dengue; Anvisa ainda não aprovou

A fabricação ocorre cerca de um mês depois de o Butantan enviar à Anvisa a última leva de documentos necessários para o pedido do registro do imunizante

© iStock

Brasil Saúde Há 5 Horas POR Estadao Conteudo

O Instituto Butantan deu início à produção de sua vacina contra a dengue, a Butantan-DV. Segundo a instituição, a expectativa é fabricar 1 milhão de doses em 2025 e mais 100 milhões nos próximos três anos.

PUB

 

A fabricação ocorre cerca de um mês depois de o Butantan enviar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a última leva de documentos necessários para o pedido do registro do imunizante. A avaliação ainda não foi concluída e, até o momento, a Butantan-DV não tem aval para distribuição e aplicação.

Segundo a Anvisa, a análise de pacotes de processos de submissão contínua - formato em que a documentação foi apresentada - costuma durar cerca de 90 dias. Nesse caso, como o pacote de dados foi submetido em 16 de dezembro, a expectativa é de que o parecer seja divulgado até meados de março.

Se aprovada, a vacina será a primeira do mundo em dose única contra a doença. "É um dos maiores avanços da saúde e da ciência na história do País e uma enorme conquista em nível internacional", avaliou Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan, quando os documentos foram enviados à agência.

"Vamos aguardar e respeitar todos os procedimentos da Anvisa, um órgão de altíssima competência. Mas estamos confiantes nos resultados que virão", acrescentou Kallás na ocasião.

Próximos passos

A Butantan-DV não estará disponível para os brasileiros imediatamente após a aprovação do registro.

Se ela for aprovada, a Anvisa deverá enviar uma solicitação de autorização de preço à Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

Depois dessa etapa, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) irá estudar a possível incorporação da vacina ao Sistema Único de Saúde (SUS). Caso o posicionamento seja favorável, então os trâmites para a distribuição da vacina pelo Ministério da Saúde poderão ser iniciados - mas a pasta já sinalizou que não prevê uma vacinação em massa neste ano.

Butantan-DV

A Butantan-DV é um imunizante tetravalente, formulado para proteger contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).

Os ensaios clínicos foram concluídos em junho do ano passado, com os resultados mais recentes publicados na revista científica The Lancet Infectious Diseases. Os dados refletem o acompanhamento de 16.235 participantes e indicam que o imunizante do Butantan demonstrou eficácia e segurança em pessoas de 2 a 59 anos.

A vacina atual: Qdenga

O Brasil tem um imunizante disponível contra a doença, a vacina Qdenga. Mas o produto, fabricado pela farmacêutica japonesa Takeda, precisar ser importado e requer duas doses para a imunização.

Além disso, a empresa tem capacidade limitada de produção e as doses são insuficientes para atender todo o público para qual a vacina foi aprovada pela Anvisa: pessoas de 4 a 60 anos. Com isso, apenas crianças de 10 a 14 anos, moradoras dos 1.920 municípios pré-selecionados, podem tomar a Qdenga na rede pública e, na rede particular, cada dose custa mais de R$ 300.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Brasil Preconceitos Há 17 Horas

Intolerância religiosa: Disque 100 registra 2,4 mil casos em 2024

Brasil Loteria 21/01/25

Mega-Sena acumula e concurso pode pagar R$ 10 milhões na quinta (23)

Brasil Saúde Há 13 Horas

Ministério da Saúde prorroga vacinação contra gripe no norte até o fim de janeiro

Brasil Meio Ambiente Há 4 Horas

Dino dá prazo de 30 dias para conclusão de planos contra queimadas

Brasil Saúde Há 5 Horas

Butantan começa a produzir sua vacina contra dengue; Anvisa ainda não aprovou

Brasil Santa Catarina Há 6 Horas

Influenciador morre em SC após anestesia geral para fazer tatuagem

Brasil São Paulo Há 7 Horas

Nunes muda estratégia e diz que fará notícia-crime contra 99 por serviço de mototáxi

Brasil Rio de Janeiro Há 7 Horas

Filho carrega corpo da mãe morta em cadeira de rodas por ruas do Rio

Brasil Justiça Há 11 Horas

Empresa vendeu 800 toneladas de carne podre submersa na enchente do RS

Brasil UBER MOTO-SP Há 12 Horas

Uber anuncia retorno do serviço de moto na cidade de SP após decisão judicial